quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arraiá de Jesus celebrará a PAZ

Queridos irmãos e irmãs de comunidade o nosso ministério de Intercessão rezando pelo Arraiá de Jesus discerniu que todos deveríamos ir de branco para representarmos a paz entre nós e entre todos, sendo assim estou aqui repassando o discernimento e pedindo a todos que possamos nos vestir de branco e evangelizarmos então. Também já foi formado as equipes de evangelização e a equipe das crianças, mãos a obra e não soltemos o arado por nada.

ARRAIÁ DE JESUS
DIAS 03 E 04 DE JULHO
A PARTIR DAS 16:30 NA QUADRA DO CHICO DOS OVOS

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Crisma 2010

A preparação para o sacramento da confirmação está em sua etapa final com retiro este domingo e no próximo para as turmas. Crismandos de olho nos dias e horários.

27/06 - Domingo - 8:00h - Nova Jerusalém
Cenáculos II, III, V, VI, VII, VIII e X


04/07- Domingo - 8:00h - Nova Jerusalém
Cenáculos I, IV, IX, XI, XII e adultos

A primeira celebração do sacramento da confirmação será presidida pelo bispo auxiliar D. José Luís, CssR na quinta, dia 08/07 às 19h com 110 crismandos;
A segunda celebração do sacramento da confirmação será presidida pelo arcebispo metropolitano D. José Antônio no sábado, dia 10/07 às 19h com 98 crismandos;

INFORMAÇÕES: 3286-3055 Perla - secretária paroquial.

fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

terça-feira, 22 de junho de 2010

Arraiá de Jesus 2010


Dias 03 e 04 de Julho na quadra do "Chico dos Ovos"
muita animação e louvação, muita pregação e renovação!
Quadrilhas juninas cristãs e a alegria de Jesus em meio a nós

“O sacerdócio não é um modo de alcançar segurança na vida, nem uma realização da própria ambição ou sucesso na sociedade.” Papa Bento XVI


Esse foi o recado passado pelo Papa Bento XVI durante a ordenação presbiterial de 14 diáconos para a diocese de Roma: “O sacerdócio não é um modo de alcançar segurança na vida, nem uma realização da própria ambição ou sucesso na sociedade”. A solene cerimônia eucarística aconteceu na Basílica Vaticana neste domingo. Além de alertar sobre a importância de não se valorizar o mero status sacerdotal, o Papa advertiu aos ordenandos que o ministério presbiterial também não pode ser entendido como “aumento do próprio prestígio pessoal e do próprio poder”. Além disso, afirmou “que quem, sobretudo, realizar uma ambição própria, atingir um sucesso particular, será sempre um escravo de si mesmo e da opinião pública”. Bento XVI alertou ainda os novos sacerdotes sobre o perigo da “adulação”, de dizer apenas “aquilo que agrada às pessoas” e de “adaptar-se às mudanças dos modos e das opiniões”, como uma forma de privar a verdade na sua própria vida sacerdotal. “Comportando-se assim, um sacerdote não ama verdadeiramente Deus e os outros, mas somente si próprio e, paradoxalmente, termina por se perder”, observou o Santo Padre. O verdadeiro significado do ministério sacerdotal está na “coragem de dizer sim a uma outra vontade, na sabedoria, de se crescer diariamente”. Na fidelidade “à vontade de Deus, ‘imersos’ nesta vontade, não somente não será apagada a nossa originalidade mas, ao contrário, entraremos sempre mais na verdade do nosso ser e do nosso ministério”, disse o pontífice.

“Ser discípulo significa perder a si mesmo, mas para reencontrar-se plenamente depois”, sendo que este perder a si mesmo é “um convite de Jesus a tomar a cruz e reclamar o ministério que estamos celebrando: A Eucaristia”. Ao final, o Papa desejou aos novos sacerdotes romanos “uma consciência cada vez mais vigilante e entusiasta”, “a graça de saber experimentar em profundidade toda a beleza e a força deste vosso serviço presbiterial” e “de poder viver este ministério com coerência e generosidade, a cada dia”. Entre os 14 sacerdotes destinados às dioceses de Roma havia italianos, japonês, indiano e alemão. É por isso que, como o Santo Padre é também o Bispo de Roma, os diáconos e seminaristas da diocese de Roma são ordenados sacerdotes pelo Papa na Basílica Vaticana.

Fonte: http://www.arautos.org/view/show/16918-a-novos-padres-romanos-papa-adverte-que-sacerdocio-nao-e-seguranca-nem-poder

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ARRAIÁ DO CONSELHO ARPOADOR

DIA: 25/06/2010

HORARIO: 18:00 Hs.

RUA: Dona Mendinha Nº 401

ATRAÇÕES QUADRILHAS DA PAROQUIA

Mini Iraesl

Rosa Vermelho

Fogo de Deus

Infancia Missionaria

Grupo Nosso Chão


MAIORES INFORMAÇẼOS: Diretor Andre Araujo 8888- 6933

Responsavel Joilson Sousa 8671- 7031


REALIZAÇÃO

CONSELHO ARPOADOR

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais um encontro da família

Querida comunidade amanhã dia 19 de junho dia de Santa Juliana e São Romualdo acontecerá o nosso encontro da família, encontro esse que desde os primórdios do ano 2000 acontece, é notável por todos a nossa participação nesses encontros pois quando é apenas "encontro" poucos são os que se interessam em ir, muitos aproveitam para faltar, a presença do grupo de casais é a menor possivel e outros tantos jovens do Novo Israel pensam que suas faltas passam desapercebido pelos coordenadores, as vezes até passa pois também os coordenadores se aproveitando de que nem sempre assumem algo na programação ficam também de fora talvez em casa, ou noutro lugar.
Dessa vez vamos fazer diferente pois Deus não teria colocado na coração da coordenação esses encontros se não fosse vontade Dele, participe e convide todos os outros membros da comunidade, lideres e coordenadores animem e motivem os demais e juntos como fazemos para torcer pelo Brasil na copa juntos vamos louvar o Senhor no encontro da família.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pronunciamento da presidência da CNBB sobre abusos sexuais na Igreja

Quarta-feira, 02 de junho de 2010 - 15h16min


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
48ª Assembleia Geral da CNBB
Brasília, 4 a 13 de maio de 2010 48ªAG(Doc)

Os Bispos Católicos do Brasil expressam seu compromisso e empenho na investigação rápida e eficaz dos casos de abuso sexual na Igreja, em que padres e religiosos são acusados, tomando as medidas canônicas e civis cabíveis.

O tratamento do delito deve levar em consideração três atitudes: para o pecado, a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia, o tratamento.

Os bispos reconhecem o mal irreparável a que foram acometidas as vítimas e suas famílias; a elas dirigem seu pedido de perdão, acompanhado das suas orações, prometendo envidar esforços para ajudá-las na superação de tão grande mal e seus traumas subsequentes, e oferecer-lhes apoio psicológico e espiritual.

Orientações concretas:

1. Quanto à formação dos novos padres:
• Ater-se às Instruções de Discernimento Vocacional acerca das pessoas com tendências homossexuais e da sua admissão ao Seminário e às Ordens Sacras (cf. Congregação para a Educação Católica, 4 de novembro de 2005).
• Realizar acurada seleção dos candidatos ao seminário, por meio de um processo de acompanhamento que permita a admissão de pessoas com indispensável saúde física e mental, somada aos atributos de equilíbrio moral, psicológico e espiritual.
• Assumir o compromisso de implantar imediatamente as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.
• Buscar ajuda de pessoas especializadas em ciências humanas para assessorar a equipe de formadores dos futuros sacerdotes.
• Trabalhar a dimensão humano-afetiva dos seminaristas, educando-os para o sentido do amor autêntico e verdadeiro, levando-os a assumir com maturidade e liberdade a exigência do celibato.

2. Quanto às Dioceses e seus Presbíteros:
• Garantir uma rápida e eficaz resposta frente às acusações de abuso sexual, favorecendo os procedimentos civis e aplicando de imediato a lei eclesiástica, com a suspensão do exercício ministerial, sem apelar para uma simples transferência.
• Intensificar o apoio à promoção, explicação, aplicação e defesa da doutrina católica sobre a sexualidade, o matrimônio e a família, retomando os ensinamentos da Humanae vitae.
• Efetivar concretamente a pastoral presbiteral nas dioceses, fomentando a amizade madura entre os padres e dos mesmos com seu bispo, evitando o isolamento e proporcionando a vivência madura do celibato abraçado na alegria e na liberdade.
• Fortalecer a vida interior pela prática da direção espiritual, oração, frequência ao Sacramento da Penitência e adoração Eucarística, visando à santidade sacerdotal.
• Desenvolver nas instituições sociais e educativas católicas programas e iniciativas de prevenção e proteção às crianças, adolescentes e jovens.
• Contar com profissionais das áreas humanas para estudo, acompanhamento e elaboração de programas para acolhida, proteção e recuperação das vítimas de abuso sexual.

3. Quanto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
• Constituir uma comissão ad hoc para elaborar um vademecum – manual de fundamentação e orientação, isto é, um protocolo de política oficial de ação da Igreja no Brasil. O vademecum deverá conter princípios teóricos, a partir da legislação civil e canônica, referentes ao proceder dos bispos e de suas dioceses nos casos de abusos sexuais de menores, adolescentes e jovens; devendo conter também indicações práticas a serem adotadas.
• A CNBB deverá promover, o quanto antes, um encontro de canonistas dos Tribunais Eclesiásticos, para que esses, com pleno conhecimento do vademecum e das normas canônicas afins, estejam aptos a assessorar e orientar os bispos quanto aos procedimentos jurídicos e canônicos.
• Identificar os Centros de Tratamento existentes para atendimento a padres e religiosos com problemas relativos à sexualidade, para onde possam ser encaminhados os possíveis casos.
• Organizar equipes de especialistas, em nível nacional e regional, a fim de assessorar os bispos que se defrontarem com casos de abusos sexuais em suas dioceses.
• Ter presente as normas do Código de Direito Canônico e do Motu Proprio Sacramentorum Sanctitatis Tutela de 30 de abril de 2001. E ainda: Sexualidade humana: verdade e significado, do Pontifício Conselho para a Família, de 8 de dezembro de 1995; a Declaração sobre algumas questões de ética sexual – persona humana, da Congregação para a Doutrina da Fé, de 29 de dezembro de 1975; Orientações educativas sobre o amor humano – linhas gerais para uma educação sexual, da Congregação para a Educação Católica, de 1º de novembro de 1983; Orientações dadas pela assessoria jurídica da CNBB; e a Carta Pastoral de Bento XVI aos católicos na Irlanda sobre abusos sexuais de menores, de 19 de março de 2010.

Brasília, 13 de maio de 2010.


Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB

terça-feira, 15 de junho de 2010

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock


15 de Junho


Bem-aventurada Albertina Berkenbrock A primeira mártir brasileira nasceu em Santa Catarina em 11 de abril de 1919.

Desde cedo despontava na vida de oração, no amor à família e ao próximo. Se unia ao crucificado por meio de penitências. Jovem, mas centrada no mistério da Eucaristia, tinha vida sacramental, penitencial e de oração.

Albertina cuidava do rebanho de seu pai que deu a seguinte ordem: ela devia procurar um boi que se extraviou. No caminho, encontrou um homem de apelido 'Maneco Palhoça', que trabalhava para a família. Ela perguntou a ele se sabia onde estaria o boi perdido. Ele indicou um lugar distante, e a surpreendeu lá, tentando estuprá-la, porém, não teve o êxito.

A jovem resistiu, pois não queria pecar. Por não conseguir nada, ele pegou-a pelo cabelo, jogou-a ao chão e cortou seu pescoço, matando-a imediatamente.

Maneco acusou outra pessoa, que foi presa imediatamente. Ele fingia que velava a menina, e ao se aproximar do corpo, o corte vertia sangue. Ele fugiu, mas foi preso e confessou o crime. Maneco deixou claro que ela não cedeu porque não queria pecar.

Tudo isso aconteceu em 15 de junho de 1931. Por causa da castidade, Albertina não cedeu.

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, rogai por nós!
fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?&dia=15&mes=6&ano=2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Penso que essa deveria ser a primeira pergunta que um ministério ou cantor deveria fazer no momento em que surge a idéia: “Por que quero gravar? Qual é o meu objetivo?”.

Esse é um questionamento muito sério e fundamental, pois nos leva a perceber nossas reais motivações. Muitas pessoas sonham em gravar um CD, em ser artistas famosos. Ao ver, na mídia, músicos que se destacam, que são conhecidos em todo o Brasil e até internacionalmente, que fazem shows em todas as regiões do país, essas pessoas só conseguem enxergar o lado glamoroso do ministério. É preciso entender que, antes de ser uma realização pessoal, gravar um CD de música católica é um chamado de Deus ao martírio. Ser um cantor católico, segundo a vontade do Senhor, é uma missão muito séria. Só deve gravar um disco quem está disposto a assumir um chamado que implica na doação de toda a vida, não em proveito próprio, mas em função do povo de Deus.

Quem é chamado pelo Senhor para uma missão como essa está sendo convocado para tornar-se um profeta no meio do povo. Claro que todos nós, pelo Batismo, fomos ungidos profetas, mas a missão dessas pessoas é entregar toda a vida em função de profetizar. A palavra profecia significa “da boca de Deus”. Então quem vai assumir esse chamado tem que estar sempre de olhos, ouvidos e coração bem abertos para captar, para ouvir e acolher, primeiro em sua própria vida, o que Deus quer falar. E em seguida buscar ser fiel na missão de transformar as palavras do Senhor em canção. É preciso estar atento para cantar o que o povo precisa ouvir da boca de Deus.


O músico precisa entender que o seu ministério é do Senhor e que assumi-lo significa estar totalmente entregue nas mãos daquele que o chamou. E estar em suas mãos, ser um escolhido, não nos priva de enfrentar os reveses da vida, os sofrimentos, as lutas, as perdas, as vitórias e derrotas, sucessos e fracassos. Aliás, conta a história que os profetas, os homens e mulheres de Deus sofreram bastante. Como diz o livro do Eclesiástico: “filho, quando entrares para o serviço de Deus, prepara tua alma para a provação (…), pois o ouro e a prata são provados pelo fogo e os homens agradáveis a Deus, pelo caminho da humilhação” (Eclo 2,1.5). Para suportar e ver sentido nas humilhações e sofrimentos, só tendo certeza de que está se cumprindo não um sonho pessoal, mas um chamado de Deus. Quem quer ser um evangelizador através da música, precisa estar disposto a aprender no dia-a-dia, na própria carne, a passar pelas humilhações (que não são poucas) e pelas dores (que não são pequenas), aceitando quebrar o próprio orgulho. Aos poucos, sua vida vai sendo consumida e Jesus vai tomando espaço. Como diz São Paulo, “não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim”. E mais ainda, como disse João Batista: “É preciso que ele cresça e que eu diminua”. É isso mesmo. Quem recebe esse chamado é convocado para, dia a dia, canção a canção, ir diminuindo, sumindo, para que Cristo apareça e seja o mais importante. Isso parece até utópico, mas é bem real. Quando se tem um trabalho como esse e sua profecia começa a atingir os corações, o músico passa a estar comprometido com aquelas pessoas que cativou. Há entre eles um laço que Deus construiu através das letras, das melodias, dos acordes. Aí já não há mais o homem que queria ficar em casa com a família no sábado à noite. O que há é o missionário que precisa profetizar para um povo sedento de Deus. Claro que o Senhor também reserva para os seus missionários momentos para estar com a família, mas não são tantos quantos eles gostariam. E o que diria de, após uma missão frutuosa, um acidente no qual morrem pessoas queridas? Isso já aconteceu com pessoas bem conhecidas. Elas continuam na missão, mesmo com a dor e a saudade geradas pela perda. Só continua quem, realmente, foi chamado pelo Senhor.


A meu ver, um CD não deve ser apenas um sonho nosso. Mas um sonho de Deus a nosso respeito. E então, por que você quer gravar um CD?


* Jornalista

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Enquanto o mundo para... nós continuamos nossa missão


É isso queridos enquanto o mundo para por causa da copa nós continuamos a levar Jesus para outros jovens. Sábado acontecerá mais uma vez o encontro dos namorados realizado pelo Novo Israel na Morada do Senhor apartir de 15:00h da tarde "a hora da misericordia" enquanto isso os pregadores da comunidade e boa parte do ministério de música esta a serviço do Seminário de Pregadores RCC- Ceará no Sesi da Barra do Ceará.
E não somente nós mais toda a Igreja continua sua missão, tem a Trezena de Santo Antonio lá no "Vila" na Rua Gomes Passos com o pessoal do Hóstia Santa e uma grande quantidade de engajados que nem sabem que a bola já ta rolando, tem o congresso dos intercessores da RCC Fortaleza dias 19 e 20/06, o arraiá do conselho de Arpoadores dia 26/06 tudo isso é missão e a seleção brasileira lá tentando trazer o hexa... aqui nós na labuta tentando trazer o outro pra casa de Deus, pra Missa, pro Terço dos homens, pelo menos pra Missa do dia 13... é a bandeira do Brasil na mão e a Bíblia e o terço na outra se ganharmos a copa louvado seja Deus o mais importante é não parar, "aquele que pega com a mão no arado e olha pra trás não é digno de mim" já ouviu isso é algum lugar? Eu fiz foi ler. Enfim não relaxe das coisas de Deus por nada e parabéns você que é zeloso com a obra.

P.S. Eu não estou recriminando nem julgando quem vai assistir todos os jogos, até porque assistirei alguns também, apenas tentando te dizer que Deus é mais importante.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Encerramento do Ano Sacerdotal na Catedral e em nossa Paróquia de Cristo Redentor

11 de junho de 2010 - Encerramento do Ano Sacerdotal na Arquidiocese de Fortaleza

Encerramento do Ano Sacerdotal na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

08h - Oração pela Santificação dos Sacerdotes

10h - Missa no Encerramento do Ano Sacerdotal

As celebrações de Encerramento do Ano Sacerdotal serão presididas pelo Exmo. Revmo. D. José Antônio e com a presença dos sacerdotes e seminaristas da Arquidiocese.

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Contato: (85) 4012 8150

E-mail: arcebispo@arquidiocesedefortaleza.org.br


Em nossa Paróquia de Cristo Redentor as celebrações acontecerão nos seguintes locais e horários:

06h - Capela Nossa Senhora Aparecida;

19h - Conselho de Vila Santo Antônio;

19h - Matriz de Cristo Redentor.


Os que atenderem aos requisitos da penitenciária apostólica, nas condições costumeiras, podem lucrar a indulgência plenária pela passagem do ano sacerdotal.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Qualidades básicas de um ministro de artes (música, teatro ou dança) são

1. ser membro atuante no grupo de oração da RCC;
2. participar de ministério de música e artes (música, teatro ou dança) da RCC;
3. buscar estar sempre atualizado em unidade com a RCC (diocesana, estadual e nacional);
4. caminhar na obediencia com a Igreja (padres e bispos), coordenadores e agentes pastorais;
5. procurar o ministério de formação (escola Paulo Apostolo) para aprofundar-se, moral, doutrina da Igreja e RCC.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ano Sacerdotal


“Encerra-se o Ano Sacerdotal”

Quarta-feira, 02 de junho de 2010

Celebraremos na Sexta-feira, dia 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Jornada Mundial de Orações pela santificação dos sacerdotes. Estaremos também encerrando o “Ano Sacerdotal”, que teve início no dia 19 de junho de 2009, comemorando o 150° aniversário da morte do Santo Cura de Ars, João Maria Vianney, verdadeiro exemplo de Pastor a serviço do rebanho de Cristo.
Em comunhão com o Papa Bento XVI e toda a Igreja estaremos realizando na Catedral Metropolitana dia 11 de junho de 2010 – sexta-feira, o ENCERRAMENTO DO ANO SACERDOTAL. Iniciaremos às 8 horas com todo o presbitério da Arquidiocese rezando junto a Oração de Laudes e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, os fiéis: seminaristas, religiosos e leigos farão seu momento de oração conjunta. Concluiremos com a Santa Missa concelebrada às 10 horas.
Convocamos a todos os sacerdotes diocesanos e religiosos em nossa Arquidiocese, com os fiéis religiosos e leigos representantes das comunidades, para participar deste momento tão significativo em que nos uniremos como Igreja Particular a todas as Igrejas na comunhão com o Papa para pedir ao Senhor pela santidade dos sacerdotes.
Neste sentido se orientou também o título, muito bem escolhido pelo Santo Padre para o mencionado Ano: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”, indicando a primazia absoluta da graça, “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1 João 4,19) e, ao mesmo tempo, a indispensável e sincera adesão da liberdade amante, sempre lembrando que o nome do amor, no tempo, é “fidelidade”!
E pedimos que, à tarde ou à noite, as Paróquias e Áreas Pastorais realizem também celebrações especiais neste dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, unindo todas as comunidades à oração da Igreja.
Neste Ano Sacerdotal, que se estendeu de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, desejamos fosse dinamizada a Pastoral Presbiteral como verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias.
O Ano Sacerdotal foi espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea. Do Santo Cura d’Ars, colhemos palavras iluminadas sobre a grandeza do sacerdote: “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”. Seu próprio testemunho de vida consagrada e doada continuará a ser inspirador para todos os sacerdotes.
Do Papa Bento XVI recebemos o chamado e o estímulo a frutificar as graças do Ano Sacerdotal vivido: “Para ser ministros ao serviço do Evangelho, é certamente útil o estudo com uma formação pastoral atenta e permanente, mas é ainda mais necessária a "ciência do amor", que só se aprende de "coração a coração" com Cristo. Com efeito, é Ele que nos chama a partir o pão do seu amor, para perdoar os pecados e para guiar o rebanho em seu nome.
Ano de graça e purificação, desejamos agora ver frutificar em maior santidade e doação dos sacerdotes, em grande estima e auxílio do Povo cristão aos seus pastores, de ação de graças pelos imensos dons de Deus em seus ministros.

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo de Fortaleza

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Corpus Christi


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

História

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo. Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. A festa de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado 60 dias ápos a páscoa.