quinta-feira, 31 de março de 2011

Encontrão RCC Fortaleza

Domingo dia 02 de Abril acontecerá o Encontro de ministérios da RCC Fortaleza, todas as comunidades e grupos de oração com seus respectivos coordeandores e membros são convidados a participarem. E nós da Comunidade Católica Família Novo Israel estaremos lá.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Terço da Providência

Início
Reza-se o Credo
Nas contas grandes “Mãe da Divina Providência: PROVIDÊNCIA !”
Nas contas pequenas “DEUS provê, DEUS proverá, Sua misericórdia não faltará!”
Oração final
Vinde, Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxilio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai de sois Mãe de Amor e de Bondade, agora que é grande a necessidade.
Amém.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria

Parece-me cada vez mais dificil para muitos de nós membros de comunidades e grupos de oração por conta de nossas muitas reuniões e compromissos seguirmos a risca os mandamentos da lei de Deus, hoje é dia de cumprir o 3º. Alguém lembra? Guardar domingos e festas de guarda. (Shabatt, Sábado, no original, significa 'descanso". O dia de descanso do cristão é o Domingo, substituindo o Sétimo Dia dos hebreus, como atesta Justino, mártir, no século II d.C.) segue abaixo postagem do blog da liturgia de Cristo Redentor:
 
A Solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal. Este fato, fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, e por isso Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse ontem o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade. São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que esta sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave Maria(Lc 1,28a) (a expressão “Ave”, ou em algumas versões bíblicas “Salve”, pode-se entender por “Alegra-te”). A Virgem Maria disse sim, demonstrando toda confiança no Senhor Deus e se fez Instrumento Divino nos acontecimentos proféticos. Com o "sim" de Maria, ela aceitou a dignamente a honra de ser mãe do Filho de Deus, mas ao mesmo tempo também aceitou os sofrimentos, os sacrifícios que estavam ligados a esse sim.

Esta solenidade tem precedência em relação ao tempo da quaresma, deixado de ser celebrada em sua data(25), somente quando ocorre em domingo da quaresma, semana santa, ou tríduo pascal com sua oitava. Passando a ser celebrada no primeiro dia livre. Além desta Solenidade, goza de precedência sobre as férias(dias de semana) da quaresma, com as mesmas normas, a Solenidade de São José, Padroeiro da Igreja Universal.

EM NOSSA PARÓQUIA
quinta, 24 de março
Matriz de Cristo Redentor
19h - Celebração Eucarística
I Vésperas da Solenidade - Pe. Helton, NJ.
sexta, 25 de março
Capela Nossa Senhora Aparecida
06h - Celebração Eucarística - Pe. Helton, NJ.
Matriz de Cristo Redentor
19h - Solene Celebração Eucarística - Pe. Lauro, NJ.

fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

°°°Fortaleza Nobre°°°: Pirambu - cliquem no link

°°°Fortaleza Nobre°°°: Pirambu: "Anos 60, construção da av. Leste/Oeste O bairro do Pirambu localiza-se na zona oeste de Fortaleza em antigo terreno marítimo ocupado inic..."

quarta-feira, 23 de março de 2011

Em cada casa um crucifixo

Pois é queridos a historia é a seguinte muitos paises o Brasil até tem por parte de seus politicos projetos para abolir os cricifixos das repartições publicas, escolas, etc. Mais eu estou sendo mais careta no que diz respeito a isso, ois sei que em muitas casas que vou, seja visitar, seja apenas de passagem, de muitos irmãos meus de caminhada não se é possivel a confirmação de que ali reside um católico, eu não estou criticando, apenas querendo que nos juntemos nessa campanha pessoal que lançoa aqui no blog EM CADA CASA UM CRUCUIFIXO. Leia matéria abaixo do site do Prof. Felipe Aquino.

Vaticano: Sentença a favor do crucifixo é histórica

01:22 pm | VATICANO, 2011-03-22 (ACI) .- O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, assinalou que a sentença da Corte Européia de Direitos humanos, a favor dos crucifixos nas salas de aula das escolas, é uma "sentença histórica" que respeita as bases da civilização européia e a liberdade religiosa.

Em sua declaração sobre a sentença da sexta-feira 18 de março da Corte Européia que resolveu que os crucifixos permanecerão nas salas de aula das escolas públicas da Itália não viola o direito dos pais a educar os seus filhos de acordo às suas convicções, o porta-voz vaticano disse que a sentença deste tribunal "foi recebida com satisfação por parte da Santa Sé".

"Trata-se de uma sentença histórica, como demonstra o resultado ao que chegou a Grande Sala ao final de um exame profundo sobre a questão", acrescentou.
 
fonte: http://www.cleofas.com.br/ver_conteudo.aspx?m=doc&cat=89&scat=126&id=2653

segunda-feira, 21 de março de 2011

Encontro Paroquial da Campanha da Fraternidade

Depois de algum tempo sem termos um encontro específico sobre a campanha da fraternidade, teremos este ano, por iniciativa do nosso pároco - pe. Helton, um dia reservado exclusivamente para  uma reflexão mais forte sobre a CF 2011.

O encontro, em nível paroquial, acontecerá no primeiro sábado de abril, dia 02, e será o momento forte de animação da CF em nossa paróquia. O mesmo também tem como objetivo preparar nossa comunidade para a manifestação pública da campanha em nível de região episcopal que acontecerá posteriormente e contará com o envolvimento de todas as paróquias em uma caminhada ecológica encerrando com um grande ato-show. 

Que cada pastoral, movimento e organismos em geral de nossa paróquia possam estar envolvidos nesta campanha que é um grito da Igreja que assume sua missão profética de anunciar e denunciar.
PROGRAMAÇÃO
Via Sacra
terça, quarta e sexta -18h

Confissões
quarta - 18h (Pe. Francisco)
1a. sexta - 17h (Pe. Lauro)

Caminhada Penitencial Arquidiocesana
27/março - 07h (Do Mucuripe à Catedral)
[A pedido do Arcebispo não acontecerão as missas da manhã para que todos possam participar da caminhada]

Encontro Paroquial da CF 2011
02/abril - I Vésperas do IV domingo da quaresma
17h Santa Missa 
18h30 Momento de Reflexão
  " A criação geme em dores de parto" Rm 8, 22
[Neste dia  não acontecerão as missas nas capelas]

hora do planeta

O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.
Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.                                                        acesse http://www.horadoplaneta.org.br/hora_planeta.php?p=horaplanet

sexta-feira, 18 de março de 2011

SAVIC? Cadastro Nacional de Grupos de Oração?

Dinâmica, viva e com lideranças em constante renovação. Dessa forma, podemos caracterizar a RCC do Brasil. Cada carismático e cada Grupo de Oração espalhados pelo país são o “rosto” e o tesouro do nosso Movimento.  Mas, onde eles estão? Qual a situação dos Grupos? Quem são os líderes responsáveis pela vida do Movimento nas dioceses? Como fazemos para encontrá-los?
Durante muito tempo, ter acesso a essas informações não era tarefa fácil. Descobrir o nome e o telefone de um coordenador de diocese ou de Grupo de Oração podia demorar horas e demandar diversas ligações até se ter acesso ao contato. Para centralizar e disponibilizar tais dados de maneira organizada, o Escritório Administrativo da RCCBRASIL criou o SAVIC – Sistema de Apoio a Vida Carismática.
Um dos elementos integrantes do SAVIC é o Cadastro Nacional de Grupo de Oração no nosso portal. Dessa forma, quando você realiza o cadastro do seu Grupo de Oração no portal, passa também a fazer parte do SAVIC. Juntas, essas ferramentas formam um sistema que facilita a comunicação entre os membros da RCC e auxilia as coordenações no gerenciamento de informações que digam respeito ao seu trabalho.
O que o SAVIC tem a oferecer?
O SAVIC foi pensado com o objetivo de facilitar o trabalho das coordenações. Para isso uma série de ferramentas foram pensadas e estão sendo implementadas de forma progressiva.  Já estão disponíveis: cadastro de membros dos Grupos de Oração, cadastro de agenda de eventos, informações básicas da vida do Movimento, envio de e-mails e produção de etiquetas de endereçamento para correspondência.
Num futuro próximo, será possível fazer fóruns de discussão entre as coordenações e um “chat” que possibilitará a troca de mensagens online instantâneas entre coordenadores diocesanos e coordenadores de Grupo de Oração (Messenger).
Coordenadores: o SAVIC espera por você
E para toda essa rede de comunicação funcionar bem, a sua ajuda é muito importante. O SAVIC só tem sentido se os coordenadores utilizarem suas funções. Além disso, a atualização constante dos dados, principalmente as informações sobre telefone, e-mail e endereço, permite que você tenha contato direto com a RCCBRASIL, tendo acesso rápido a notícias e formações do nosso boletim eletrônico e revista.
A atualização dos dados da coordenação do Grupo de Oração também é muito importante. Com os dados corretos, principalmente as informações sobre telefone, e-mail e endereço, você tem acesso rápido a notícias e formações do nosso boletim e revista. Essa atualização constante também evita problemas de retorno de correspondências.
SAIBA COMO USAR 
Quem pode acessar o SAVIC?
Em sua atual fase, o acesso ao SAVIC está liberado para coordenadores estaduais, coordenadores diocesanos e coordenadores de Grupo de Oração.  Para poder entrar no sistema é preciso ter realizado o cadastro.
Os coordenadores de Grupo de Oração ao realizarem o cadastramento do seu Grupo no portal, passam automaticamente a fazer parte do SAVIC.
Já os coordenadores diocesanos precisam ser cadastrados no sistema por seu coordenador estadual. Depois que o coordenador estadual fizer esse trabalho e repassar a senha provisória para todos, os coordenadores diocesanos podem acessar o SAVIC com o seu número de CPF para cadastrar uma nova senha e atualizar dados.

Como atualizar os dados?
A tarefa de manter as informações atualizadas no cadastramento é sempre dos coordenadores. O procedimento é bem simples.
Para atualizar os dados do Grupo de Oração acesse este link
Para atualizar os dados das dioceses acesse este link
Trocou a coordenação do Grupo de Oração?
Quando há troca de coordenação do Grupo, o coordenador que está deixando a função deve fazer a atualização das informações. Não é preciso cadastrar o Grupo novamente. Basta acessar o SAVIC, clicar em “atualizar dados”, escolher a opção “troca de coordenação” e cadastrar as informações do novo coordenador.
Dicas importantes:
- Preencha seu cadastro com cuidado:
  cada informação cadastrada no SAVIC servirá de base para os trabalhos do Escritório Nacional. Por isso, fique atento na hora de preencher seus dados para que sejam evitados desperdícios e erros de contato.
- Faça o cadastro sempre com os dados da atual coordenação: Sabemos que o SAVIC é um desafio para muitos, pois nem todos têm facilidade em trabalhar com computador e internet. Se você se enquadra nesse perfil, peça ajuda para alguém de confiança e que seja mais acostumado com o mundo virtual. Entretanto, pedimos que o cadastramento seja feito com os dados da atual coordenação e não com as informações de quem está efetuando o cadastro na prática.  Isso garante que você sempre tenha acesso ao cadastro, evitando a perda de senha e do login, e que as informações enviadas pelo Escritório Nacional cheguem realmente até você.
- Endereço postal: se você mora em áreas de difícil acesso dos Correios, como zona rural ou locais distantes nas cidades, cadastre no SAVIC um endereço no qual as correspondências possam ser entregues com segurança e que fique fácil para você receber. Pode ser o endereço de um amigo ou parente, o importante é que a Revista Renovação e os demais materiais possam chegar até seu destino certo.
- Esqueceu a senha? Caso você tenha esquecido a sua senha, entre em contato com a Central de Atendimento do Escritório Nacional que a nossa equipe irá solucionar o seu problema.
- Segurança: todos os dados informados no SAVIC e no Cadastro Nacional de Grupos de Oração são protegidas por senha e só podem ser atualizadas pelas instâncias de coordenação.
Com a atualização constante dos dados, o SAVIC será realmente o nosso escritório virtual, fortalecendo a nossa unidade e fazendo o nosso Movimento bem mais vigoroso.
 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Encontro Mariano

Ontem a noite aconteceu na Capela do Instituto Religioso Nova Jerusalém a Adoração ao Santissimo Sacramento, iniciando assim o primeiro passo para o Encontro Mariano, fizemos diante de Jesus um momento de reconhecimento da nossa pequenez e semelhança a crianças que sempre precisam de auxilio de pessoas mais fortes e experientes na caminhada.
Em outro momento forte de escuta pedimos a Deus que revelasse aos corações a sua vontade para o encontro, o que ele quer de nós para a Igreja através deste evento, foi mistico o silêncio e a escuta da voz de Deus.
Agora é nos prepararmos e muito em breve estaremos divulgando em definitivo o local e tema do X Encontro Mariano, junte-se a nós nas intercessões.

terça-feira, 15 de março de 2011

Formação: Significado das Cinzas

O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1). Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: “Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza” (Dn 9,3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.
O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu: “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21) A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo. Em seu livro “De Poenitentia” , Tertuliano (160-220 DC), prescreveu que um penitente deveria “viver sem alegria vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas”. O famoso historiador dos primeiros anos da igreja, Eusébio (260-340 DC), relata em seu livro A História da Igreja, como um apóstata de nome Natalis se apresentou vestido de saco e coberto de cinzas diante do Papa Ceferino, para suplicar-lhe perdão. Sabe-se que num determinado momento existiu uma prática que consistia no sacerdote impor as cinzas em todos aqueles que deviam fazer penitência pública. As cinzas eram colocadas quando o penitente saía do Confessionário.
Já no período medieval, por volta do século VIII, aquelas pessoas que estavam para morrer eram deitadas no chão sobre um tecido de saco coberto de cinzas. O sacerdote benzia o moribundo com água benta dizendo-lhe: “Recorda-te que és pó e em pó te converterás”. Depois de aspergir o moribundo com a água benta, o sacerdote perguntava: “Estás de acordo com o tecido de saco e as cinzas como testemunho de tua penitência diante do Senhor no dia do Juízo?” O moribundo então respondia: “Sim, estou de acordo”. Se podem apreciar em todos esses exemplos que o simbolismo do tecido de saco e das cinzas serviam para representar os sentimentos de aflição e arrependimento, bem como a intenção de se fazer penitência pelos pecados cometidos contra o Senhor e a Sua igreja.
Com o passar dos tempos o uso das cinzas foi adotado como sinal do início do tempo da Quaresma; o período de preparação de quarenta dias (excluindo-se os domingos) antes da Páscoa da Ressurreição. O ritual para a Quarta-feira de Cinzas já era parte do Sacramental Gregoriano. As primeiras edições deste sacramental datam do século VII. Na nossa liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos. O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: “Recorda-te que és pó e em pó te converterás” ou então “Arrepende-te e crede no Evangelho”.
Devemos nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.
Finalmente, conscientes que as coisas desse mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme esperança no futuro e a plenitude do Céu.

segunda-feira, 14 de março de 2011

X Encontro Mariano, nova data; dias 14 e 15 de maio

Festa de São José de Arpoadores

A Comunidade de São José de Arpoadores celebra seu padroeiro no próximo sábado dia 19 e como preparação a esta festa aconteceram, pelos missionários, visitas às famílias da comunidade. Nos dias 16, 17 e 18 acontece o tríduo preparatório com celebração às 19h  pelos irmãos da Nova Jerusalém:  Aroldo, Aderaldo e Márcio. No dia 19 acontece a procissão saindo do Instituto Nova Jerusalém a partir das 17h30 percorrendo as ruas da comunidade e com Missa campal ao chegar a rua Alves de Lima.

A Comunidade de São José de Arpoadores fica situada à rua Senhora Santana e tem um dos mais antigos padroeiros do nosso grande Pirambu, a antiga capela da comunidade fica nas dependências da Nova Jerusalém e desde a fundação do Instituto Religioso passou para a ser privada ficando na responsabilidade do mesmo, mas, os fiéis de Arpoadores tem o desejo de futuramente construir uma Capela em honra de São José para isso é necessário a manutenção da devoção e a formação da vida em comunidade, motivo pelo qual convocamos a participação de todos os devotos e moradores para que possamos realizar este sonho da comunidade.
 
fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de março de 2011

Oração das Mulheres

Hoje as 19:00h no conselho de Arpoadores a 2ª Edição da Oração das Mulheres não faltem e nós os homens, se forem casados fiquemos em casa cuidando dos afazeres domesticos, se forem os jovens assistam TV.

Sacerdote “não é um patrão da fé”, destaca Bento XVI

Adicionar legenda
O sacerdote não é um “administrador”, mas um homem escolhido por Deus para imitar Cristo, “alguém que sabe como Ele ser humilde, amar a humanidade, ter sensibilidade para com os pobres, sustentar com coragem a Igreja lá onde ela é ameaçada”. Foi o que salientou o Papa Bento XVI na manhã desta quinta-feira, 10, em seu encontro com os sacerdotes da Diocese de Roma.
Para o Pontífice, o sacerdote, antes de tudo “não é um patrão da fé” e não se pode ser padre em tempo parcial, mas sim com toda a alma e coração. “Este ser com Cristo e ser embaixador de Cristo, este ser para os outros é uma missão que penetra o nosso ser”, destacou o Papa.
Este serviço chama à humildade que, segundo o Santo Padre, não é exibição de “falsa modéstia”, mas amor pela vontade de Deus que justamente pela humildade do serviço pode ser anunciada na sua integridade, sem condicionamentos ou preferências, e sem “criar a ideia que o cristianismo é um pacote imenso de coisas a se aprender”.
O presbítero deve conduzir a sua “corrida” no mundo, sem jamais perder o vigor do início. Bento XVI alertou para que os sacerdotes não percam o zelo, a alegria de serem chamados pelo Senhor, deixando renovar sua juventude espiritual.
“Somente Deus pode fazer-nos sacerdotes, somente Deus pode escolher os seus sacerdotes e se somos escolhidos, somos escolhidos por Ele. Aqui aparece claramente o caráter sacramental do sacerdócio, que não é uma profissão que deve ser feita porque alguém deve administrar todas as coisas. É uma eleição feita pelo Espírito Santo”, esclarece o Bento XVI.
O Papa ressaltou também para que eles estejam atentos a particular vida espiritual, salientando que orar e meditar a Palavra de Deus não é perda de tempo para o cuidado das almas, mas é condição para que possam estar realmente em contato com o Deus e assim falar Dele aos outros.
“A verdade é mais forte que a mentira, o amor é mais forte que o ódio, Deus é mais forte que todas as forças adversas. E com esta alegria, com essa certeza interior, pegamos a nossa estrada nas consolações de Deus e nas perseguições do mundo”, concluiu o Santo Padre.

quarta-feira, 9 de março de 2011

CNBB abre Campanha da Fraternidade na Quarta-feira de Cinzas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e será presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa.
A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, dom Dimas atende os jornalistas, numa coletiva de imprensa.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.
Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.
A segunda parte do texto-base busca na bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.
Para o secretário geral da CNBB, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica dom Dimas. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”, acrescenta.
O secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, diz que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o secretário.
Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

Parabéns Paroquia de Cristo Redentor pelo Renovar 2011

Foi maravilhoso o encontro RENOVAR 2011 primeiro encontro de carnaval realizado pela RCC em comunhão com toda a paroquia, muitas bençãos e graças foram derramadas, pregações cheias de unção feitas com muito amor pelo Ir. Fabricio da Nova Jerusalém, Rogaciano da Família Novo Israel e Eliezer, membro do Conselho Arquidiocesano da RCC. As orações assumidas por membros de diversos grupos de oração e comunidades, as danças sacras feitas exclusivamente para o Renovar, sem falar das equipes que se empenharam para deixar o evento em perfeita sintonia, a equipe liturgico-infantil da paroquia que assumiu o Renovar Kids e deu uim show de organização e maturidade no trato com as crianças, só temos como paroquia renovada que somos a agradeçer a Deus por tudo, por tudo mesmo, ministérios de musica, intercessão, limpeza, ornamentação, cantina, cozinha, a recepção feita pela Comunidade JAM que foi brilhante, tudo foi de Deus, não houve nada que não fosse sentido a manifestação do alto. 
Um ponto forte foi a Adoração ao Santissimo ministrada por nosso Pároco, Padre Helton que não só nesse mais em outros momentos esteve lá, recebendo confissões, recebendo o ensinammeto dos pregadores, louvado seja Deus. Atoda a equipe que organizou e a todos os grupos que durante todas as reuniões estiveram juntos só peço a Deus para retribuir-lhes em dobro toda a força e dedicação dada a esse evento que de uma forma simples mais profunda veio suprir um pouco a nossa comunidade paroquial.

PARABÉNS A TODA A RCC E SE DEUS QUISER ATÉ O PROXIMO RENOVAR 2012.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Especial Carnaval; Camisinha é roleta russa


A verdade cientificamente verificada é que o uso da "camisinha" não é absolutamente seguro. Inúmeras pesquisas têm sido feitas a esse respeito nos meios científicos, como estudos de microscopia eletrônica e testes de passagem de micropartículas.
Pesquisa realizada com Richard Smith, um especialista norte-americano sobre a transmissão da Aids, apresenta seis grandes falhas do preservativo, dentre as mencionadas por ele, por exemplo, há a deterioração do látex, ocasionada pelas condições de transporte e armazenagem.
Tomadas, porém, todas as precauções e conseguindo-se que os preservativos cheguem em perfeitas condições aos usuários, seriam ainda seguros para prevenir a Aids, pergunta-se o autor? Sua resposta é esta: "Absolutamente não. O tamanho do vírus HIV é 450 vezes menor que o espermatozoide. Esses pequenos vírus podem passar entre os poros do látex tão facilmente em um bom preservativo como em um defeituoso".
Levando-se em conta o resultado dessas investigações, poderíamos dizer que, servir-se de um preservativo para proteger-se contra o vírus HIV, significa, tanto como, apostar nos resultados de uma "roleta russa". Com mais de uma bala no tambor, no caso em que a prática sexual se torna mais frequente e promíscua ao sentirem-se os usuários, persuadidos pela propaganda, com absoluta segurança no uso da "camisinha". Deste modo, tanto mais aumentará a probabilidade de um contágio quanto mais aumentarem a promiscuidade e o falso convencimento de proteção oferecida pelo método.
Por essa razão, o risco de infecção, ainda que reduza a percentagem de perigo a uns 10% - em realidade pode ser maior – e, evidentemente excessivo.
Que educador, pai, amigo consentiria que um filho ou uma pessoa amada embarcasse num avião que tem 10% de probabilidade de espatifar-se no chão?
A propagando para difundir o uso do preservativo é, por isso mesmo, totalmente inadequada porque, por um lado, favorece a proliferação da promiscuidade e, por outro, não evita devidamente a contaminação. Dessa forma, em vez de se tornar um método inibidor da doença, torna-se, de fato, um método propagador dela.
Pedagogicamente, corre-se o risco de que a campanha venha a ser entendida assim: "Tenha relações sexuais, basta tomar as devidas precauções". Não seria essa uma forma de incentivar a prática do sexo prematuro?
Se as adolescentes e os adolescentes viessem a ser induzidos a pensar que é normal a prática do sexo precoce, prestar-se-ia um péssimo serviço a uma educação sadia e enriquecedora
Não se pode mudar a ordem natural em função de uma solução imediatista e inadequada que, além de não solucionar o problema da proliferação da Aids, propicia e incentiva a prática desregrada do sexo.

Trecho do livro Sexualidade, o que os jovens sabem e pensam de padre Mário Marcelo Coelho*

*Padre Mário Coelho, sacerdote do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), mestre em Teologia, autor e assessor
na área de Bioética e Teologia Moral. Professor da Faculdade Dehoniana