quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Boa tarde,
 
Gente,
 
São silvestre não foi apenas um nome dado a uma corrida mais um grande homem religioso.
 
Edson Mendes,
 

O Santo São Silvestre



Embora seu nome se confunda com a própria história da corrida de rua mais famosa do País, poucas pessoas sabem quem foi o santo, cuja festa acontece no último dia do ano. Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.c., ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Em seu pontificado, São Silvestre estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político. Ocorreu o entrosamento entre o clero e o Estado. Com o edito de Milão, o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, na época governado por Constantino Magno. Com essa aliança, os cristãos puderam professar abertamente sua crença e a Igreja saiu de um período de perseguição que já se arrastava por 300 anos.

Uma das grandes realizações do papa Silvestre foi o concílio ecumênico de
Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo. O curioso é que a assembléia foi convocado pelo próprio Constantino, o que mostra sua influência nos assuntos eclesiásticos. Foram elaborados ainda os de Arles e Ancira. São Silvestre foi um dos primeiros santos não-mártires cultuados pela Igreja. Ele é lembrado por promover a renovação do espírito e como protetor dos seguidores mais fiéis de Cristo.

Os feitos do santo do último dia do ano em defesa da fé não param por aí. Com a ajuda do imperador, São Silvestre construiu as basílicas de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo, a Lateranense _ que se tornou a residência dos papas _ e a de São Paulo.

Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP); as outras ficam em Viçosa (MG) e Maringá
(PR).





 

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MUITOS TEMEM A CONFISSÃO

Muitos temem a confissão, mas não temeram o pecado!

Conforme o Catecismo da Igreja Católica, art.1849, “pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro, para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna”; e , art 1850: “O pecado é amor de si mesmo até o desprezo de Deus”.
Conhecemos também, pela Doutrina Católica que há o pecado mortal, quando o homem escolhe deliberadamente, isto é, sabendo e querendo algo gravemente contrário à lei divina; este destrói em nós a caridade, sem a qual é impossível a bem-aventurança eterna. E há o pecado venial constituído pela desordem moral reparável pela caridade, que ele deixa subsistir em nós. A sua repetição produz os vícios, entre os quais avultam os pecados capitais: soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça.
Todo pecado é um ato de orgulho e de desobediência a Deus. Assim, “Cristo se humilhou e tornou-se obediente até a morte na cruz” (Fl 2,8) para expiar o orgulho e a desobediência dos nossos pecados e nos merecer o perdão. Em resposta a esse ato sublime de amor de Jesus, se exige de nós, pecadores, a confissão sacramental, na qual confessamos os nossos pecados diante do representante de Deus, legitimamente ordenado, nos dá a reconciliação e a participação na plenitude da graça de Deus, tornando concreta a palavra do Evangelho de Lucas 18,14: “Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
A confissão sacramental sincera liberta o pecador das faltas cometidas, pelo arrependimento de suas ofensas.
O sacerdote, por si, não perdoa os pecados do penitente. Ele, pelo ministério confiado pela Igreja, em nome de Deus, escuta as faltas cometidas e, atendendo o sincero desejo do pecador, apresenta-o a Deus para que o perdoe. O sacerdote faz o juramento de guardar segredo das confissões. Não lhe é permitido revelar erros alheios, nem que a omissão custe a própria vida. Uma verdade profunda aprendi no Catecismo, art.1466: “O confessor não é o senhor, mas o servo do perdão de Deus”
Muitos temem a confissão, mas não temeram o pecado! Nossas misérias confessadas humildemente a um sacerdote, nos fará experimentar a acolhida, a compreensão, o abraço amoroso de Deus e o auxílio de um amigo na nossa caminhada de conversão.
Eis as palavras sábias de nosso querido e inesquecível João Paulo II: “Os consultórios psiquiátricos estão cheios porque os confessionários estão vazios”.
Não tenhamos medo de procurar um sacerdote para contar-lhe dos momentos de fraqueza que fizeram parte da nossa vida! O homem criado por Deus não é aquele que nunca erra, mas aquele que confia e tem coragem de olhar para os seus erros e tomar o firme propósito de não mais cometê-los, agradecendo pela obra redentora de Jesus.
Não tenhamos vergonha de nos confessar! Peçamos a intercessão de Maria Imaculada que, gerada sem a mancha do pecado, se tornou a Mãe de Misericórdia e, como co-redentora, participa da alegria de ver voltar para casa o filho que se perdeu!
Para nos ajudar, transcrevo os ensinamentos do Padre Wagner Augusto Portugal, Vigário judicial da Arquidiocese de Juiz de Fora e presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano.

Lar para padres idosos é inaugurado em Fortaleza

Foi inaugurado, neste fim de semana, um lar para os padres aposentados. Muitas vezes os sacerdotes não têm família e por isso não encontram um lugar para morar na velhice. O Lar Sacerdotal Jesus, Maria e José fica no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Miguel Maria Giambelli, CRSP

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25).

cnbb_logoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebeu com tristeza a notícia do falecimento do bispo emérito de Bragança do Pará – PA, Dom Miguel Maria Giambelli, CRSP, ocorrido neste domingo, 26 de dezembro, no hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, naquela cidade.
Dom Miguel, desde que chegou da Itália como padre missionário barnabita para trabalhar em terras paraenses, se destacou pelo zelo e dedicação ao evangelho. Nomeado primeiro bispo da diocese de Bragança do Pará, em 1980, imprimiu nesta Igreja Particular, ao longo de seus 16 anos de pastoreio, uma marca evangelizadora que há de perpetuar sua memória.

Emérito em 1996, Dom Miguel testemunhou seu particular amor pela diocese ao fazer a opção de residir, a partir desta data, no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, consumindo-se, qual bom samaritano, no serviço silencioso e anônimo aos doentes, os quais visitava cotidianamente e confortava com a palavra de Deus e com os sacramentos.

Manifestamos ao bispo de Bragança do Pará, Dom Luís Ferrando, e a todos seus diocesanos os nossos sentimentos de pesar e dor pelo passamento deste irmão que, agora, é chamado a viver em plenitude a vida dos justos. Com toda justiça, ele pode dizer com o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4,7).

Brasília – DF, 26 de dezembro de 2010
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Mensagem do Papa

O papa Bento XVI pronunciou, sábado, 25, ao meio dia (horário de Roma) a tradicional mensagem de natal “Urbi et Orbi” (à cidade de Roma e ao o mundo). “Somente aqueles que se abrem ao amor, são envolvidos pela luz do Natal”, disse o papa durante a mensagem transmitida em mundo-visão a milhões de fiéis do mundo inteiro que se somaram aos milhares de presentes na Praça São Pedro. Ao final da mensagem, ele fez suas felicitações natalinas em 65 línguas.
“A encarnação do Filho de Deus é um acontecimento que se deu na história, mas ao mesmo tempo ultrapassa-a. Na noite do mundo, acende-se uma luz nova, que se deixa ver pelos olhos simples da fé, pelo coração manso e humilde de quem espera o Salvador. Se a verdade fosse apenas uma fórmula matemática, em certo sentido impor-se-ia por si mesma. Mas, se a Verdade é Amor, requer a fé, o ‘sim’ do nosso coração”, disse Bento XVI.
Leia a íntegra da mensagem

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sino Pax voltou ao seu lugar

http://reginaldochs.blogspot.com/2010/12/sino-da-igreja-cristo-redentor-reposto.html

Presépio

A palavra presépio refere-se o local onde o gado é colocado ao ser recolhido, em outras palavras, refere-se ao curral. Também é utilizado em tempos de natal para referenciar o nascimento de Jesus em Belém. Sua origem data o século XIII quando São Francisco de Assis em noite de natal fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus e com autorização do papa decidiu montar um cenário, esse foi feito com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar aquele momento tão importante também real.
Tal encenação, que ocorreu em 1223, repercutiu fortemente em todo o território italiano e em pouco tempo as famílias europeias da nobreza já tinham um presépio montado em seus lares.
No século XV, o presépio deixou de ser um monumento de alto custo e passou a ser fabricado também em plástico. Posteriormente, foram fabricados com peças soltas facilitando assim a montagem de diferentes fatos ocorridos durante e pouco depois do nascimento de Jesus.

Participem e divulgem.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bispo emérito de Limoeiro do Norte recusa comenda concedida pelo Senado

Dom_Edmilson_da_CruzO bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson da Cruz, 86, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara, entregue hoje, 21, no Senado Federal, a pessoas que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos. Dom Edmilson, que teve seu nome indicado pelo senador Inácio Arruda (CE),  disse que receber a Comenda seria “um desrespeito aos direitos humanos do contribuinte” por causa do aumento de 61% do salário que os parlamentares se deram na semana passada.

“A condecoração hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os Senhores e Senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la!”, disse o bispo.
Para dom Edmilson, o aumento do salário recebido pelos parlamentares deveria ser na mesma proporção do aumento do salário mínimo e do aposentado. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isto não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os Direitos Humanos do nosso povo”.

Além de dom Edmilson, foram condecorados o bispo emérito de São Felix do Araguaia (MT), dom   Pedro Casaldáliga; os defensores públicos, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso e o deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. A escolha dos nomes foi feita pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eu te agradeço meu Jesus Deus Santo, Deus Forte, Imortal
Por encerrar-se pequenino sob o véu Sacramental
Quero unir-me a Ti Senhor, realize em mim o Teu natal
Ó doce alimento de minh'alma, ó Deus de ternura sem igual
Eu te agradeço meu Jesus Deus Santo, Deus Forte, Imortal
Por encerrar-te pequenino sob o véu Sacramental
Quero unir-me a Ti Senhor, realize em mim o Teu natal
E pertencendo-Te assim Tua vida em mim se faz real
Meu coração confiarei ao manso e humilde coração,
Frutos assim darei, qual grão de trigo em fértil chão
Tu és a força eu bem sei és minha vida e salvação
Ó Sacramento de amor és digno de adoração
Cantem glória os anjos de céu,
Pois sob este véu está, toda, a fonte de amor
Que alegria é viver no Senhor,
Cantar Teu louvor pra sempre, sempre contigo estar.
Sempre contigo, para sempre contigo estar

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Natal é oportunidade para dar salto de fé, diz pregador do Papa


O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, faz uma meditação na Basílica de São Pedro na Sexta-Feira Santa deste ano
O Papa Bento XVI participou da terceira e última Pregação do Tempo do Advento na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, durante a manhã desta sexta-feira, 17. O pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap., abordou o mistério do Natal, que "pode ser ocasião privilegiada para dar um salto de fé. Essa é a suprema 'teofania' de Deus, a mais alta 'manifestação do Sagrado'", disse.

O pregador capuchinho afirmou que o secularismo está tirando do Natal o caráter de 'mistério tremendo' - que conduz ao santo temor e à adoração - e conduzindo apenas ao aspecto de 'mistério fascinante', que ressalta somente celebrações familiares, de renas e Papai Noel.

Um auxílio para viver o verdadeiro sentido desta festa é encontrar espaços de silêncio: "A Mãe de Deus é o modelo insuperável deste silêncio natalício. [...] O silêncio de Maria no Natal é mais que um simples silenciar; é maravilha, é adoração; é um 'religioso silêncio', um estar estupefato pela realidade".

O pregador da Casa Pontifícia salientou que vive verdadeiramente o Natal quem é capaz de fazer hoje, "à distância de séculos, aquilo que teria feito se estivesse presente naquele dia. Quem faz aquilo que ensinou a fazer Maria: ajoelhar-se, adorar e silenciar!".


Racionalismo

Frei Cantalamessa centrou suas reflexões na resposta cristã ao racionalismo, fazendo uso de amplos trechos de discursos e outras intervenções do recém-beatificado Cardeal John Newman.

De acordo com o Cardeal inglês, o racionalismo pode ser entendido como a utilização de máximas e conceitos mundanos, sem levar em consideração ou respeitar a lógica própria do campo religioso, propondo a razão como juiz último em assuntos de todas as áreas.

É de se esperar que a contestação recíproca entre fé e razão continue no futuro, na opinião de Cantalamessa. "É inevitável que toda a época refaça o caminho por conta própria, mas nem os racionalistas converterão com os seus argumentos aos crentes, nem os crentes aos racionalistas. É necessário encontrar uma via para romper esse círculo e libertar a fé dessa estreiteza", propõe.

Em todas as suas intervenções, o Beato Newman colocou em destaque um mesmo alerta: não se pode combater o racionalismo com um outro racionalismo, mesmo que de sentido contrário.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Com a participação de alguns membros da Família

Com a participação de alguns membros do ministério de artes da Comunidade Católica Família Novo Israel ( Dena, Edgleison, Henrique, Valmir Felipe e Keciany) uma das principais vozes da música cristã, a irmã Kelly Patrícia lança em Fortaleza o CD "Busca de Deus" e grava o DVD do mesmo álbum
Nesta quinta-feira, a partir das 19h30, os fãs da música cristã têm um encontro marcado com a Irmã Kelly Patrícia. A cearense, que é umas das principais expoentes da produção musical católica, lança o CD "Busca de Deus", o 9º álbum da carreira, no Siará Hall. "Tenho a confiança que Deus realizará sua obra", declara a cantora.
Durante a festa, a cofundadora do Instituto Hesed também vai gravar o DVD deste novo álbum.
"Queremos direcionar as pessoas para a busca de Deus. Este álbum mantém a mesma espiritualidade dos outros, porém com um novo ritmo, para a juventude. O que não exclui as outras pessoas, claro", comenta a cantora, que investiu numa pegada mais pop nas novas composições.
Nas letras, a missionária aborda temas que tratam da realidade da juventude. "Seus conflitos, dúvidas, incertezas e buscas, procurando indicar caminhos e respostas, usando arranjos pop, rock, reggae, entre outros", afirma Irmã Kelly, observando que tem percebido o crescimento do número de jovens nos eventos religiosos.
E para 2011, a Irmã Kelly Patrícia já está cheia de planos. "Desejo evangelizar divulgando os dois trabalhos mais recentes, o CD e DVD "A Esposa do Verbo" e CD e DVD "Busca de Deus", adianta.

MAIS INFORMAÇÕES

Lançamento do CD e gravação do DVD "Busca de Deus" da Irmã Kelly Patrícia, hoje, às 19h30, no Siará Hall. Ingressos: R$ 10,00 (pista) e R$ 20,00 (cadeira). (3274.5767).

Izakeline RibeiroRepórter do Diario do Nordeste

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Informe Liturgia de cristo Redentor

Viagem do Pároco

Desde a madrugada desta segunda(13) nosso pároco Pe. Helton, NJ, encontra-se em visita a comunidade paroquial de São josé em Vespasiano MG, onde participará da inauguração da casa paroquial. A paróquia de São José tem como responsável o Pe. Rogério, NJ que desde o ano passado a assumiu para que Pe. Helton, NJ viesse morar na residência da Casa Mãe da Nova Jerusalém aqui em Fortaleza. 
A visita do pároco e superior geral prossegue até sábado(18), onde retornará tendo como primeiro compromisso depois de sua viagem a Minas o de assistir os casamentos comunitários que este anos serão realizados na Capela Nossa Senhora Aparecida. Na segunda(20) Conselho Pastoral Paroquial em sua última reunião do ano e na terça(21) momento com os dizimistas da Matriz e da N Sra Aparecida.

No mesmo sábado(18), acontece pela manhã em Antônio Bezerra(sede da região episcopal) a assembléia geral da Região Nossa Senhora da Assunção a qual seremos representados pelo vigário paroquial Pe. Francisco, NJ. motivo pelo qual não teremos a missa dos enfermos neste sábado.

Continuemos rezando pela dupla missão do Padre Helton, NJ pároco de Cristo Redentor e superior da Nova Jerusalém.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Paroquia de Cristo Redentor faz um agradecimento aos dizimistas

O Dízimo é um mandamento bíblico. Como tal, ele é também um direito que todo cristão tem de ofertar uma parcela de seus rendimentos, como meio de agradecer a Deus e de colaborar com sua Igreja.

Dízimo é um sinal de compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua Igreja, para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar.

E para que ela possa desempenhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a Igreja viva de Cristo aqui na terra. Com o dízimo você ajuda a transformar a Igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a fim de que possa cumprir sua missão evangelizadora como Jesus a quer. 

Agradecemos a você, dizimista, pela sua generosa colaboração. Graças a ela, está sendo possível manter as Pastorais e a Evangelização. De modo especial estaremos rendendo louvor a Deus por todos os dizimistas no dia 21 de dezembro, terça, 19h30 no Salão da Pastorais-Av Pres castelo Branco, 4246 A (Ao lado da Capela Nossa Senhora Aparecida).

Continue fiel a Deus!
Seja perseverante em sua generosidade.
Contamos com você. 

Pastoral do Dízimo
Paróquia Cristo Redentor
 
fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nossa confraternização

Querida comunidade no proximo sabado apartir das 19:00 no Salão das Pastorais estaremos reunidos com todos para a confraternização de nosso Natal e festa de fim de ano, sei que esse ano estaremos comemorando de forma diferente, algums até nem participarão por não terem digamos; contribuido com a taxa estipulada para saldarmos os gastos dessa festa. Nisso vejo nosso mal costume de sempre esperar pelo final de tudo, nosso costume de achar que la´no final a coordenação amolecerá o coração e permitirá que todos sejam contemplados, mais infelizmente nesse ano não deu, fizemos de tudo, chegamos cedo até a comunidade e combinamos juntos como seria, tivemos um longo prazo, mais infelizmente ainda assim teve alguém que não caminhou junto, falta de dinheiro? salario comprometido? muitas pessoas na família? E o que foi conversado? Vou citar somente o que todos já sabem e quero aqui parabeniza-lo publicamente pelo seu terstemunho de força de vontade, o Henrique, todos já sabem né? não preciso repetir. Enfim vamos juntos como Comunidade Católica Família Novo Israel celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus e esperarmos um ano novo de bençãos para todos sem exeção.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pregação em MP3: 'Vejo um Rei sobre a montanha'

Pais, vocês são autoridade na sua casa. Não se esqueçam disso! Não estou falando de autoritarismo, mas de autoridade. A palavra 'autoridade' vem de autor. O autor faz; e por que ele fez, tem autoridade sobre aquilo. Especialmente, foi você quem fez a sua família.

Baixe e ouça esta pregação

Você foi um grande colaborador de Deus. Vocês dois, marido e mulher, fizeram seus filhos e sua família, por isso vocês detêm a autoridade de Deus sobre a sua casa.
 


O Senhor conta com você, por isso Ele lhe diz: "Preparai o caminho do Senhor! Preparai o caminho do Senhor dentro do seu coração, preparai o caminho do Senhor dentro do coração de cada um dos seus filhos". Mesmo que eles estejam longe de Deus, perdendo-se na vida. O Senhor lhe dá as armas.

A principal arma é a sua própria paternidade, é a sua própria maternidade, pois essas palavras já falam de amor, carinho, afeto, de tudo de bom que um pai e uma mãe podem passar para seus filhos.

Eu sei que nem sempre você consegue ser "cem por cento" como você queria; muito menos como Deus quer; mas o Senhor não desanimou de você. Assim como Ele não desanimou da sua família.

O Rei está cada vez mais perto de nós; Ele se aproxima e nós ouvimos a Sua voz a clamar: "Preparai o caminho do Senhor!".

Você, na sua casa, tem as armas e a autoridade para preparar a sua família para a chegada do Rei, pois quando o Senhor vier, todos eles, se estiverem vivos, serão transformados e arrebatados. E então, mortos-ressuscitados e vivos-transformados serão todos arrebatados. Que bom podermos dizer: seremos arrebatados para junto do Senhor! E Ele então virá para instaurar céus novos e uma terra nova.

Ele virá para instaurar aqui, no nosso meio, o Seu Reino. E você faz parte deste Reino. Cada um daqueles sobre os quais você tem responsabilidade precisa estar também neste Reino, porque cada um de nós é um convidado pessoal. Há um lugar para você na terra nova, na humanidade nova; e esse lugar é só seu. Se você não estiver ali, esse lugar vai ficar vazio.

(Trecho da pregação "Vejo um Rei sobre a montanha" de monsenhor Jonas Abib)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Formação: Tempo do Advento parte 2

Teologia do advento
O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo.
Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor, Jesus, que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15).
O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos.
O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da vida missionária de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
Espiritualidade do advento
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

leia a parte 1

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sugestão de cantos para o tempo do advento:

ENTRADA:
- Então se verá o Filho do Homem
- O Senhor sentado no trono disse
- Mas os que esperam no Senhor
- Vigia esperando a aurora cifra
- Ouve-se na terra um grito
- Por entre aclamações cifra
- Ouço uma voz vindo da montanha
- Que santidade de vida cifra

A 3ª e a 4ª semana do Advento vão nos falar sobre o mistério da Encarnação. Sugerimos:
- O Senhor está pra chegar
- Manifestou o poder de seu braço

OFERTÓRIO:
- Vou te oferecer a vida
- Sabes Senhor
- Minha vida tem sentido
- Sabes Senhor
- Só em ti viver
- Ofertas singelas
- Venho Senhor oferecer (e quando este Pão for levantado)
- A mesa santa

COMUNHÃO:
Evite, neste momento, cantar músicas que falam da cruz, pois elas não estariam muito de acordo com este tempo litúrgico.

- És precioso para mim Senhor
- Vem, e eu mostrarei
- Venho Senhor, te receber agora
- Estás entre nós
- Na comunhão, Jesus se dá no Pão (Pão da Vida)
- Tudo passa cifra

Vale a pena lembrar que dentro deste tempo teremos algumas comemorações da Igreja:

12/12 – Nossa Senhora de Guadalupe (Festa) – Escolha cantos de Nossa Senhora; neste dia pode-se cantar o Hino de Louvor (combine com o presidente da celebração)
13/12 – Santa Luzia (Memória)
14/12 – São João da Cruz (Memória)

"Que a santidade da minha vida apresse o Senhor e Ele logo virá!"

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Papa envia fax a Igreja do Rio de Janeiro

Na manhã deste domingo, 28 de novembro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta recebeu um fax do Núncio Apostólico, Dom Lourenzo Baldisseri, transmitindo a solidariedade do Papa Bento XVI à Igreja no Rio de Janeiro, conforme as palavras do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone. Segue o texto:
" Excelência Reverendíssima

Cumpro o dever de transmitir a Vossa Excelência, o telegrama de Sua Eminência o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado:

"Exmo Revmo Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro,

O Santo Padre segue com profunda mágoa os graves enfrentamentos e as violências destes dias no Rio de Janeiro, particularmente na comunidade "Vila Cruzeiro". O Sumo Pontífice assegura a sua oração pelos mortos, como também pelas suas famílias, e pede aos responsáveis que ponham fim às desordens, enquanto os encoraja restabelecerem o respeito da Lei e do Bem Comum.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade"

Uno às palavras do Emmo Cardeal minha fervente oração a Deus Todo-poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua Arquidiocese. Aproveito do ensejo para expressar meus sentimentos de alta estima,

Dom Lourenzo Baldisseri
Núncio Apostólico"

Acendeu-se a 1ª vela

Nesse 1º Domingo e durante toda a semana  viveremos a vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão. Preparemos o nosso coração para o 2º Domingo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Arquidioceses do Brasil realizam vigílias pela vida

Fiéis de todo mundo se unirão em oração em vigílias pela vida nascente

Fiéis das arquidioceses de todo Brasil se unirão ao Papa e os cristãos de todo mundo em oração pela vida dos nascituros (ser humano concebido, mais ainda não nascido), neste sábado, 27.
No Vaticano, a Vigília, presidida pelo Papa Bento XVI, incluirá a Adoração Eucarística, para agradecer o Senhor que, através da entrega total de si próprio, deu sentido e valor a toda vida humana, e também para invocar a sua proteção sobre cada ser humano.
O pedido pela adesão à Vigília pela Vida Nascente foi enviado, em nome do Papa Bento XVI, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Ennio Antonelli, e pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino, Dom Antonio Cañizares Llovera, em carta endereçada a todas as Conferências Episcopais do mundo.
“O tempo de preparação para o Santo Natal é um momento propício para invocar a proteção divina sobre todo ser humano chamado à existência, também como agradecimento a Deus pelo dom da vida, recebido dos nossos pais”, salientou o Papa.
Segundo os cardeais, Bento XVI gostaria que celebrações semelhantes acontecessem em outras dioceses. “O Santo Padre deseja que os bispos presidam nas Igrejas particulares celebrações análogas e envolvam as paróquias, as comunidades religiosas, as associações e os movimentos. Por esse motivo, nos pede que façamos em seu nome este convite”, afirmam.
Conscientes dos perigos que ameaçam a vida humana, especialmente hoje com a cultura relativista e utilitarista, os cardeais salientam que os fiéis são chamados mais do que nunca a serem o “povo da vida”, como dizia o Servo de Deus João Paulo II. “Nessa Vigília, celebrada por todas as Igrejas particulares unidas ao Santo Padre, Pastor universal, pediremos a graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e daremos um testemunho eclesial comum para uma cultura da vida e do amor”, elucidam.

MISSA DAS I VÉSPERAS DO I DOMINGO DO ADVENTO

No próximo sábado às 19h em unidade com toda a Igreja estaremos iniciando o tempo do advento com intenção especial, na primeira celebração, pela vida nascente. Neste dia 27, estarão sendo celebradas no mundo inteiro, a pedido do Santo Padre, momentos de celebração, vigílias,  e horas santas eucarísticas nesta intenção.

EM NOSSA PARÓQUIA - PRESIDIDA PELO PÁROCO PE. HELTON, NJ
DATA: 27 de novembro
HORA: 19h
LOCAL: Matriz de Cristo Redentor 

NA CATEDRAL METROPOLITANA - PRESIDIDA PELO ARCEBISPO D. JOSÉ ANTÔNIO
DATA: 27 de novembro
HORA: 19h
LOCAL: Catedral Metropolitana de Fortaleza


NA SANTA SÉ - I VÉSPERAS PRESIDIDA PELO SANTO PADRE BENTO XVI
DATA: 27 de novembro
HORA: 18h (Horário local)
LOCAL: Basílica Vaticana

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Diga NÃO ao PAPAI NOEL, Vamos recristianizar o Natal!

Compartilhe este texto com o seu Grupo de Oração, com sua família e seus amigos
Convidamos você a levar esse texto para o seu Grupo de Oração.

VAMOS RECRISTIANIZAR O NATAL!
É Natal! Época de festas. Que maravilha! É o momento de montarmos a árvore e o presépio. Tempo de comércio movimentado e aberto até mais tarde. É preciso pensar nos presentes e ir às compras: vamos comprar brinquedos, comprar roupas novas, sapatos novos (que bom que tem décimo terceiro!!!). É Natal! Época de comidas típicas! A televisão vai começar aquela maratona das mesmas matérias: que roupa vestir, que maquiagem fazer, o que preparar para a ceia, e depois vai nos ensinar como perder os quilos extras adquiridos nos dias de fartura, vai dar dicas de como curar a ressaca... Tudo tão apropriado...
SERÁ???
Olhemos bem à nossa volta. Por que a festa que deveria ser sinônimo de simplicidade, singeleza, transformou-se neste festival de consumismo? Por que tanto estresse? Por que tanta correria? Por que tanto nervosismo? Olhemos a expressão de cansaço dos funcionários das lojas e supermercados, que têm que atender com solicitude e paciência clientes estressados, mal-humorados! Olhemos para as ruas e os shoppings tomados por uma grande multidão afoita! Olhemos para as ceias: comidas e troca de presentes! E o mundo fica vermelho e branco. Basta dar um passo e damos de cara com o Papai Noel: nas vitrines, nos supermercados, nas farmácias, nos postos de gasolina. Por todos os cantos lá está o “bom velhinho”. O grande personagem da festa. O quê? O grande personagem da festa? Mas que heresia! Sim, uma grande heresia que infelizmente vem sendo propagada cada vez mais. Um dia, eu vi uma reportagem na TV na qual uma criancinha era questionada sobre o que era o Natal, e ela não hesitou em responder: “é a festa do Papai Noel” (assim, como para tantas e tantas outras crianças a Páscoa é a festa do coelhinho). Nada mais natural do que ela pensar assim, porque para onde quer que olhemos lá está ele, parado, dançando, cantando... Não, eu não vou discutir a figura do Papai Noel, até porque dizem que lá na origem (das origens) ele tem inspiração cristã. Seria um bispo generoso. Mas a lógica que faz dele hoje um personagem tão famoso é essa? A caridade cristã? Sinceramente, duvido. E cá entre nós, está certo isso? Está certo o Natal se transformar numa data tão comercial e o Papai Noel ser o grande destaque? E JESUS? Que lugar Ele tem em seu próprio aniversário? Seria mais um personagem para decorar o presépio? É nisso que se transformou o nosso Natal? O que está acontecendo conosco? Por que deixamos as coisas chegarem a este ponto?
Que lastimável! Uma festa Santa, ser marcada desta forma pelo consumismo, bebedeiras, mortes no trânsito. Festa marcada pelo estresse, cansaço, esgotamento total. E o pior de tudo: lamentavelmente, é preciso dizer que isso ocorre em muitos lares cristãos, de católicos que frequentam a missa todo domingo. Temos que mudar isso! Temos que recristianizar o Natal! E não somente o Natal, mas a Páscoa, o dia de 12 de Outubro, de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro dia da Semana, o Domingo da Ressurreição, Domingo do Senhor. Temos que recristianizar a cultura. Viver a Cultura de Pentecostes, na qual o centro é Jesus Cristo, Senhor, Salvador que nos foi dado numa simples manjedoura. Pobre do nascimento à morte. Manso e humilde! Sendo Deus não quis se valer de sua condição. Não é justo, não é certo que o Seu nascimento tenha perdido o verdadeiro significado. Nossas consciências não podem estar tão anestesiadas. Temos que reagir! Claro, não vamos conseguir convencer o mundo neste Natal. Mudar um cultura leva um certo tempo. Mas que tal começar por nossas casas, nossas famílias? Que tal fazer da noite de Natal uma verdadeira festa cristã? Que tal falarmos francamente sobre isso em nossos Grupos de Oração e propormos a mudança? Temos que ensinar a nossas crianças o valor verdadeiro desta festa. Que ótima oportunidade de evangelizarmos nossos pequenos (e também os adultos).

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Formação: Tempo do Advento

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
A origem
A primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragossa prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava o Natal. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V. Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter ascético com jejum, abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecumenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor e passou a ser celebrado durante 5 domingos. Só mais tarde é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. A Igreja entendeu que não podia celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica. Surgido na Igreja Católica, este tempo passou também para as igrejas reformadas, em particular à Anglicana, à Luterana, e à Metodista, dentre várias outras. A igreja Ortodoxa tem um período de quarenta dias de jejum em preparação ao Natal.
O tempo do advento e suas características
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Uma das expressões desta alegria é o canto das chamada "Antífonas do Ó". Amanhã postaremos a continuação fique com a gente.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento




domingo, 21 de novembro de 2010

Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo


A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Jesus responde ao Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36). Jesus não é o Rei de um mundo de medo, mentira e pecado, Ele é o Rei do Reino de Deus que traz e ao que nos conduz. Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz." (Jo 18, 37) Jesus nos revela sua missão reconciliadora de anunciar a verdade ante o engano do pecado. Assim como o demônio tentou Eva com enganos e mentiras para que fora desterrada, agora Deus mesmo se faz homem e devolve à humanidade a possibilidade de retornar ao Reino, quando qual cordeiro se sacrifica amorosamente na cruz.

Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina. A possibilidade de alcançar o Reino de Deus foi estabelecida por Jesus Cristo, ao nos deixar o Espírito Santo que nos concede as graças necessárias para obter a Santidade e transformar o mundo no amor. Essa é a missão que lhe deixou Jesus à Igreja ao estabelecer seu Reino. Pode-se pensar que somente se chegará ao Reino de Deus após passar pela morte mas a verdade é que o Reino já está instalado no mundo através da Igreja que peregrina ao Reino Celestial. Justamente com a obra de Jesus Cristo, as duas realidades da Igreja -peregrina e celestial- enlaçam-se de maneira definitiva, e assim se fortalece a peregrinação com a oração dos peregrinos e a graça que recebem por meio dos sacramentos. "Quem é da verdade escuta minha voz."(Jo 18, 37) Todos os que se encontram com o Senhor, escutam seu chamado à Santidade e empreendem esse caminho se convertem em membros do Reino de Deus. "Por eles eu rogo; não rogo pelo mundo, mas pelos que me deste, porque são teus, e tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu, e neles sou glorificado. Já não estou no mundo; mas eles permanecem no mundo e eu volto para ti. Pai santo guarda-os em teu nome que me deste, para que sejam um como nós. Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do Maligno. Eles não são do mundo como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade." (Jo 17, 9-11.15-17). Esta é a oração que recita Jesus antes de ser entregue e manifesta seu desejo de que o Pai nos guarde e proteja. Nesta oração cheia de amor para nós, Jesus pede ao Pai para que cheguemos à vida divina pela qual se sacrificou: "Pai santo, cuida em seu nome aos que me deste, para que sejam um como nós". E pede que apesar de estar no mundo vivamos sob a luz da verdade da Palavra de Deus. Assim Jesus Cristo é o Rei e o Pastor do Reino de Deus, que nos tirando das trevas, nos guia e cuida em nosso caminho para a comunhão plena com Deus Amor.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Parabéns Synardo

O nosso irmão Synardo Leonardo, coordenador do Grupo de Perseverança e membro do Conselho Geral da Família e que também é aluno do último semestre do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhou junto com seu colega de Faculdade, Francisco das Chagas, o premio Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, com o projeto "Aproveitamento de resíduos provenientes da indústria siderúrgica para construção de pavimentos econômicos no Estado do Ceará". Parabéns Syanrdo a Família Novo Israel se orgulha de ter você como exemplo. (leia mais)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Reunião do Papa com cardeais: Liberdade religiosa, liturgia, anglicanos e resposta da Igreja aos abusos sexuais

VATICANO, 08 Nov. 10 / 01:26 pm (ACI).- O Papa Bento XVI convocou o Colégio Cardinalício, incluindo os 24 cardeais que serão criados no dia 20 de novembro, a uma jornada de reflexão e oração na véspera, na sexta-feira 19, na qual se tratará os seguintes temas: a liberdade religiosa na atualidade, a liturgia na vida da Igreja hoje; a passagem dos anglicanos à Igreja Católica e a resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais.

Em um comunicado dado a conhecer hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé se informa que com carta de 30 de outubro, o Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, informou aos cardeais e novos cardeais eleitos que o Santo Padre os convoca a participar na sexta-feira 19 de novembro de uma jornada de reflexão e oração, que será desenvolvida na Sala do Sínodo dos Bispos no Vaticano.

O programa para esse dia começa com a celebração da Hora Intermédia às 09:30 a.m., e prossegue com dois temas de reflexão: a situação da liberdade religiosa no mundo e os novos desafios, que será apresentado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano.


O segundo tema é o da liturgia na vida da Igreja hoje que sob o cuidado do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera.

Pela tarde e logo depois da celebração das vésperas, haverão três temas a serem tratados: o primeiro é "Após dez anos da Dominus Iesus", apresentado pelo Arcebispo Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

O segundo será "Resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais" e o terceiro é o tema da Constituição "Anglicanorum coetibus", sobre a passagem dos anglicanos à Igreja Católica. Estes dois temas serão apresentados pelo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada.

fonte:http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20523


Preparem-se


Tempo do Advento - Das primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, até antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor. “O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Noticias da RCC

Projeto de partilha de recursos, congressos estaduais fortalecidos: conselheiros planejam vida da RCC para os próximos anos

Após quatro dias, foi encerrada, neste domingo, a reunião do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica. A reunião contou com a participação de 25 coordenadores estaduais. Durante esses dias eles viveram momentos de oração, reflexões e muito trabalho.

O Planejamento estratégico passou por uma avaliação e novos projetos foram analisados. Um dos pontos fortes de 2010, na avaliação dos conselheiros, foram os encontros regionais, que mobilizaram cerca de 90 por cento das coordenações diocesanas e seus núcleos de todo país.

Os conselheiros avaliaram positivamente também outros projetos que foram desenvolvidos em 2010 como a Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários que aconteceu no Paraná em julho deste ano.

Na avaliação do Conselho ainda é preciso avançar no cadastramento dos Grupos de Oração, que em alguns estados está abaixo do esperado. (leia mais)

Evangelho do dia

Lc 17, 1-6
Reflexão
A misericórdia é um dos valores evangélicos mais importantes e ser misericordioso significa, antes de tudo, ser capaz de colaborar com a salvação das pessoas, ser capaz de perdoá-la. Mas perdoar não significa esquecer, deixar de lado, pois o perdão não pode negar a verdade nem a responsabilidade da pessoa diante dos fatos. Perdoar significa não querer a punição para quem é culpado, mas sim criar condições para que ele possa se reerguer e reparar o mal que realizou. E somente aquela pessoa que tem fé é capaz de perdoar verdadeiramente, porque somente quem acredita no Deus misericordioso é capaz de agir verdadeiramente com misericórdia.

sábado, 6 de novembro de 2010

Dom Eugênio Sales um Bispo do Brasil


Na próxima segunda-feira, 8 de novembro, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Eugênio de Araújo Sales, completa 90 anos de idade. A data está sendo lembrada em várias regiões do país, por ser dom Eugênio uma figura emblemática na Igreja no Brasil. (leia mais)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Participe

II Festival de Dança Sacra
"Evangelho e Arte: Uma Aliança Profunda"

27 e 28 de Novembro
Apartir das 18 horas
No colégio Monsenhro Hélio Campos
Av. Monsenhor Hélio Campos - Cristo Redentor
Fortaleza - CE
Inscrições R$ 15,00 Por Grupo

Entrada: R$ 1,00 (Um real) ou 1KL de alimento não perecível

Premiação:
1º Lugar - R$ 200
2º Lugar - R$ 100

Encerramento com Show de Márcio Nogueira
Realizacao Comunidade Católica JAM
Mais Informações:
Fone: (85) 3236-1379 / 3286-4122
Cel: (85) 86024753 / 88091278

Pré-Inscrição

Clique Aqui

danca

Assembléia Paroquial Cristo Redentor

Será realizada a assembléia de planejamento pastoral para 2011 este mês de novembro no dia 15 de 09h ao meio-dia para o planejamento de 2011 conforme prévias de calendários de cada uma das pastorais, grupos, movimentos e comunidades.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Convocação para a Intercessão da Família

Sexta-feira dia 05 estaremos nos reunindo mais uma vez para a nossa intercessão a Deus por todas as intenções comunitárias, cada membro da comunidade deverá comparecer para juntos de Nosso Senhor Jesus entregarmos a Deus com o auxilio de Nossa Mãe Maria. Você é muito importante para Deus não falte!

Reunião RCC

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Valeu Jesus Night

Foi uma noite maravilhosa aonde a união entre a comunidade reinou de uma forma diferente, quero parabenizar a todos os compenentes que de uma forma direta se empenharam nos serviços da festa, ao ministério de artes que ornamentou o local, ao ministros de múisicas que cantaram, ao grupo de casais que animou e assumiu a barraca, aos jovens que ficaram na portaria e na recepção, ao ministério de intercessão que orou todas as segundas-feiras desse mês, enfim foi tudo de Deus, parabéns a todas a coordenação geral que dividinndo os trabalhos ninguém ficou sobrecarregado. Essa foi a cara da Festa do nosso Jesus Night aonde as nossas preocupações se consumiam nas mãos de Deus e toda a paroquia que participou pode sentir o carisma do Novo Israel e ser também naquele momento e depois dele um novo israel. Valeu comunidade até o proximo Jesus Night 2011.

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff é eleita presidente da República


não importando as preferências politicas o que vale agora e ser um cidadão e um cristão, como cidadão fiscalizar os politicos denunciando os abusos e como cristão orar e dar testemunho de vida contra as causas que não agradam a Deus.

Dilma Rousseff (PT) será a primeira mulher a governar o poder Executivo no Brasil. A candidata eleita, obteve, até o momento 56% dos votos. O anúncio foi feito, há pouco, pelo presidente do Tribunal Superior eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. José Serra (PSDB) obteve, até agora, 44% dos votos. Até as 21h43, 99,51% haviam sido apuradas.


Os votos válidos somam 99.034.640, equivalente a 93,3%. Os votos brancos somam 2,31% e nulos 4,40%. Devido ao feriado prolongado, muitos eleitores deixaram de votar neste segundo turno. Até o momento a abstenção registrada é de 21,45%.

De acordo Lewandowski, o tempo de apuração foi recorde mundial, já que às 20h04 já se tinha o resultado.

Dilma Rousseff

Nasceu atualmente em Belo Horizonte (MG) e tem atualmente com 62 anos. É filha do búlgaro Pétar Rousseff, naturalizado brasileiro como Pedro Rousseff e da brasileira Dilma Silva. A candidata casou-se duas vezes. O segundo casamento aconteceu em 1969, com o advogado Carlos de Araújo, com quem teve sua única filha, Paula.

Trajetória política

Formada em economia, ocupou os cargos de secretária da Fazenda da prefeitura de Porto Alegre (RS). Presidente da Fundação de Economia e Estatística do estado do Rio Grande do Sul e secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações, no mesmo estado, em dois governos: Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). Em 2003, assumiu o Ministério de Minas e Energia e, em 2005, ocupou o cargo de ministra-chefe da Casa Civil.

fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278596

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nossa Beata

O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, a beatificação da irmã Dulce. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa para ser concluído.
De acordo com dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano.
A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jesus Night


A paz a todos leitores do nosso blog, no próximo sábado estaremos realizando não um evento, mais sim um ato de louvor a Deus através do seu Filho Jesus que é a sua imagem revelada pela ação do Santo Espirito, enfim as três pessoas, a Santíssima Trindade estará conosco nessa noite. Será um momento de comunhão com a comunidade paroquial e toda a RCC Fortaleza em especial a juventude e não posso esquecer de que a inspiração da primeira edição do Jesus Night foi combater o halloween e mostrar aos jovens do Novo Israel que temos Jesus como opção contrária ao que o mundo nos oferece outras coisas.

Com a partcipação do DJ Jhon da Comunidade Missionaria Elohim na discoteca, os ministros de música da Comunidade Família Novo Israel e a salão de Cinema para os que queiram algo diferente nessa noite, convidamos a todos a participação a entrada é apenas R$ 1,00 pouco dinate daquilo que a confraternização das pessoas e o amor entre os irmãos pode nos proporcionar. No salão das pastorais sociais ao lado da capela de Nossa Senhora Aparecida da Colônia, Av Pres Castelo Branco, 4246, Cristo Redentor a partir das 19h. Tudo o que respira louve ao Senhor.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Acidente com Padre Josenir

Segundo a Polícia Rodoviária Federal e a Arquidiocese de Fortaleza, morreu no acidente o padre Josenir, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro em Alto Alegre, Fortaleza.

Um acidente envolvendo um carro modelo Gol (NUS-9131), pertencente à Arquidiocese de Fortaleza, foi registrado na madrugada desta segunda-feira, na BR-222, quilômetro 77, no município de São Luís do Curu.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal e a Arquidiocese, morreu no acidente o padre Josenir Morais de Santana, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, situada no bairro Alto Alegre, em Fortaleza.

O carro estava fora da pista e abalroado numa cerca de madeira de uma casa, segundo a policia Rodoviaria Federal, que aguarda a chegada do rabecão.

Padre Josenir na Igreja Matriz de São Gonçalo
durante a reforma do templo
Padre Josenir foi vigário de São Gonçalo por mais de dez anos, pessoa muito querida em todo município. Homem incansável e trabalhador, poucos foram os vigários que por aqui passaram com tal característica. Padre Josenir reformou todas as igrejas da paróquia, entre elas: Várzea Redonda, Cágado, Curral Grande, Espinhos, Umarituba, Croata, Violete, Russinha e São Gonçalo do Amarante.

Policiais rodoviários federais e peritos forenses confirmaram que o sacerdote foi atingido por uma bala, antes de perder o controle do carro, quebrar uma placa de sinalização e invadir um quintal de uma casa.

fonte: http://sganoticias.blogspot.com/