Com esse tema viveremos o nosso encontro de 2010, unidos a RCC resolvemos que o tema deveria ser relacionado com o tema, inspirado
Tiago Willian Santiago
Coordenador Geral
"O resgate das famílias pela missão e testemunho de vida" Luiz Nascimento
Você pode obter os documentos visitando a página “Download”, no menu que está ao lado esquerdo da tela do Portal da RCCBRASIL, e selecionar a categoria “Projetos”. Ou clique aqui e faça o download.
É muito importante partilhar esse conteúdo com todos os membros do Grupo de Oração.
Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência" …
Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.
Tradição
Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reoconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.
Confirmadas pelo pároco as missas votivas de nossa senhora nesta sexta e sábado, respectivamente.
12/02 (sexta) Nossa Senhora Aparecida – 19h Capela de Nossa Senhora Aparecida – com benção de água e sal
Av. Pres Castelo Branco,4246
13/02 (sábado) Nossa Senhora de Fátima – 12h Matriz de Cristo Redentor
Rua N Sra das Graças, 1430
Lantejoulas, purpurina, alegria e muita festa. Esses são ingredientes indispensáveis para o Carnaval. Mas a Renovação Carismática Católica prepara uma fórmula diferente para o feriadão mais badalado do país acrescentando um elemento especial: Jesus Cristo. Em todo o país, a RCC já prepara seus encontros de Carnaval, onde o mais importante é evangelizar.
É importante que os eventos de Carnaval de 2010 sigam a moção profética para a RCC que coloca a Palavra de Deus no centro de todas as atividades do Movimento em 2010, abordando o tema específico: "Tua Palavra, luz para o meu caminho!" (Sl 119, 105). Assim, estaremos unidos pela Palavra de Deus durante estes dias de festa e, ao mesmo tempo, de reflexão, que já mudou a vida de muitas pessoas.
Aqui na arquidiocese de Fortaleza o tema dos encontros de carnaval é um só "Renovar"
A Palavra de Deus estará no centro de todos os trabalhos da Renovação Carismática Católica do Brasil no ano que vem. O tema, inspirado em II Timóteo 4, 1-5, será: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”. Este é o tema geral para todas as atividades e também o tema específico do Congresso Nacional.
Segundo o presidente da RCC, Marcos Volcan, quando o Conselho Nacional define uma temática, o faz para colocar em evidência aspectos que são fundamentais na vivência carismática. “O amor pela Palavra é uma das primeiras consequências do Batismo no Espírito Santo”, lembra Marcos, ao explicar a escolha para 2010.
Na verdade, trata-se de uma continuidade ao tema do Senhorio, desenvolvido este ano, como explica o conselheiro Reinaldo Beserra, coordenador de São Paulo: “Cresceu em nós a consciência do Senhorio, e não dá para guardar isso. Proclamar que Jesus é o Senhor, com tanta ênfase, como estamos fazendo durante todo este ano, tem enchido nossas vidas de tamanha alegria que é preciso partilhar. Temos que dar essa Boa Notícia ao mundo: em Jesus temos o sentido pleno da vida”.
O Congresso Nacional será realizado entre os dias 15 e 18 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Os demais eventos da RCC também serão centrados na Palavra de Deus, mas terão temas específicos. O do Encontro Nacional de Formação (ENF) foi inspirado no livro de Neemias: “Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas...”. De acordo com Reinaldo Beserra, dentro da moção de retomada da Palavra, queremos escutar o chamado do Senhor, “porque quando estamos unidos, Deus age em nosso favor e, assim, somos capazes de reparar as brechas abertas em nossa identidade”. Reinaldo aconselha que todos se preparem para o Encontro lendo o livro de Neemias, principalmente os quatro primeiros capítulos.
O ENF será realizado no fim do mês de janeiro, em Lorena/SP, no Vale do Paraíba. Em breve, divulgaremos mais informações sobre este evento tão importante para a liderança carismática.
Ainda foi discernido o tema do Encontro de Reflexão Teológico-Pastoral, a ser realizado durante o ENF, também em Lorena: “O Verbo, verdadeira luz, ilumina todo homem!” (cf. Jo 1, 9).
Já o carnaval terá como tema: “Tua Palavra, luz para o meu caminho!” (Sl 119, 105).
Dando continuidade ao exercício espiritual da leitura orante da Palavra de Deus, nesse mês trataremos do primeiro momento que é a leitura de um texto, podendo ser a liturgia do dia ou um texto inspirado pelo Espírito Santo no momento da oração.
Podemos reescrevê-lo consultando as notas de rodapé citadas na mesma. Procure ver a cena, o lugar, o momento histórico do povo, caso seja no Antigo Testamento. Caso seja uma passagem do Evangelho, leia e transcreva como se estivesse junto com Jesus naquele momento.
Veja os aspectos literários: personagens, quem?, onde?, por quê?, etc. Preste atenção também nos aspectos históricos: situação política, social, cultural, econômica, escravidão.
Veja também os aspectos teológicos, ou seja, procure descobrir o que Deus queria dizer ao povo naquela situação. Sendo nos Evangelhos, como Jesus se portou e o que operou? Nas cartas de Paulo ou dos outros apóstolos, o que a Palavra estava querendo dizer naquele momento aos destinatários, etc.
“Se alguém me procurar nestas páginas, vou atraí-los para junto de mim, participarei de sua leitura, como se tivesse o livro em minhas mãos. Quando duas pessoas leem juntas, no mesmo livro, uma parece respirar o sopro da outra. Assim eu vou aspirar o sopro dos desejos dessa alma e eles vão comer em favor as entranhas da minha misericórdia; e farei com que ele respire o sopro de minha divindade e será toda renovada interiormente”. (Santa Gertrudes, em “O arauto do Amor Divino”)
Intenções para o início do ano:
1. Que sejamos cada vez mais anunciadores e propagadores da Cultura de Pentecostes em 2010.
2. Pelos eventos de carnaval que acontecerão por todo o Brasil, para que o Espírito Santo suscite anunciadores da Palavra de Deus.
Intenções Permanentes:
- Pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as), pelos seminaristas para que, neste período de formação, sintam seu chamado confirmado;
- Pelo Presidente da Renovação Carismática Católica: Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, grupos de oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas;
- Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS), prestado por seus membros e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento;
- Pelo programas de TV da RCC: na Canção Nova, o Celebrando Pentecostes, e Renovação em Ação, na TV Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet;
- Pelos projetos de evangelização, entre eles: Celebrando Pentecostes e Missão Marajó. Por todos os sócios contribuintes do projeto: EU AMO A RCC!
- Pela construção da Sede Nacional da Renovação Carismática Católica;
- Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão.
Vicente Gomes de Souza Neto
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão na RCC
vicente@rccbrasil.org.br
A Família Carismática esteve reunida dia 07/02/2010, no Parque de exposições Agro-Pecuária ( EXPOECE ) para a realização de uma das maiores festas da igreja católica no estado do Ceará: O Queremos Deus. "Queremos enfatizar a importância da misericórdia de Deus e, a exemplo da misericórdia divina, também suscitar no coração das pessoas o perdão, a reconciliação. Queremos promover a paz, a concórdia e a reconciliação dos homens: consigo mesmo, um com os outros e com Deus", declarou o coordenador do evento, Paulo Mindêllo." Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com/ O evento teve aproximadamente um público de 50 mil pessoas, onde nem mesmo o sol no início consegiu afastar as pessoas da arena, tornando o evento mais belo e incendiando a todos com o fogo do Espírito Santo de Deus. Abaixo veja fotografias e vídeos desse maravilhoso evento. Clique Aqui e Veja as Fotografias do evento!!!! Clique Aqui e Veja as VÍDEOS do evento!!!! [/left] Mais fotos e vídeos estão sendo editados Cobertura: Ministério de Comunicação Social - RCC Fortaleza |
A palavra boda vem do latim vota (plural de votum -promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais, com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu v por b.
Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judeia tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, cuja carne era muito mais macia. Matar a fêmea do bode, a "boda", era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinonimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.
Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata e bodas de ouro. Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente, conforme a lista abaixo:
Anos | Designação |
---|---|
1 | Bodas de Papel |
2 | Bodas de Algodão |
3 | Bodas de Trigo ou Couro |
4 | Bodas de Flores e Frutas ou Cera |
5 | Bodas de Madeira ou Ferro |
6 | Bodas de Perfume ou Açúcar |
7 | Bodas de Latão ou Lã |
8 | Bodas de Papoula ou Barro |
9 | Bodas de Cerâmica ou Vime |
10 | Bodas de Estanho ou Zinco |
11 | Bodas de Aço |
12 | Bodas de Seda ou Ônix |
13 | Bodas de Linho ou Renda |
14 | Bodas de Marfim |
15 | Bodas de Cristal |
16 | Bodas de Turmalina |
17 | Bodas de Rosa |
18 | Bodas de Turquesa |
19 | Bodas de Cretone ou Água-marinha |
20 | Bodas de Porcelana |
21 | Bodas de Zircão |
22 | Bodas de Louça |
23 | Bodas de Palha |
24 | Bodas de Opala |
25 | Bodas de Prata |
26 | Bodas de Alexandrita |
27 | Bodas de Crisopázio |
28 | Bodas de Hematita |
29 | Bodas de Erva |
30 | Bodas de Pérola |
31 | Bodas de Nácar |
32 | Bodas de Pinho |
33 | Bodas de Crizo |
34 | Bodas de Oliveira |
35 | Bodas de Coral |
36 | Bodas de Cedro |
37 | Bodas de Aventurina |
38 | Bodas de Carvalho |
39 | Bodas de Mármore |
40 | Bodas de Rubi ou Esmeralda |
41 | Bodas de Seda |
42 | Bodas de Prata Dourada |
43 | Bodas de Azeviche |
44 | Bodas de Carbonato |
45 | Bodas de Platina ou Safira |
46 | Bodas de Alabastro |
47 | Bodas de Jaspe |
48 | Bodas de Granito |
49 | Bodas de Heliotrópio |
50 | Bodas de Ouro |
51 | Bodas de Bronze |
52 | Bodas de Argila |
53 | Bodas de Antimônio |
54 | Bodas de Níquel |
55 | Bodas de Ametista |
56 | Bodas de Malaquita |
57 | Bodas de Lápis Lazuli |
58 | Bodas de Vidro |
59 | Bodas de Cereja |
60 | Bodas de Diamante ou Jade |
61 | Bodas de Cobre |
62 | Bodas de Telurita |
63 | Bodas de Sândalo ou Lilás |
64 | Bodas de Fabulita |
65 | Bodas de Ferro |
66 | Bodas de Ébano |
67 | Bodas de Neve |
68 | Bodas de Chumbo |
69 | Bodas de Mercúrio |
70 | Bodas de Vinho |
71 | Bodas de Zinco |
72 | Bodas de Aveia |
73 | Bodas de Manjerona |
74 | Bodas de Macieira |
75 | Bodas de Brilhante ou Alabastro |
76 | Bodas de Cipreste |
77 | Bodas de Alfazema |
78 | Bodas de Benjoim |
79 | Bodas de Café |
80 | Bodas de Nogueira ou Carvalho |
81 | Bodas de Cacau |
82 | Bodas de Cravo |
83 | Bodas de Begônia |
84 | Bodas de Crisântemo |
85 | Bodas de Girassol |
86 | Bodas de Hortênsia |
87 | Bodas de Nogueira |
88 | Bodas de Pêra |
89 | Bodas de Figueira |
90 | Bodas de Álamo |
91 | Bodas de Pinheiro |
92 | Bodas de Salgueiro |
93 | Bodas de Imbuia |
94 | Bodas de Palmeira |
95 | Bodas de Sândalo |
96 | Bodas de Oliveira |
97 | Bodas de Abeto |
98 | Bodas de Pinheiro |
99 | Bodas de Salgueiro |
100 | Bodas de Jequitibá |
“Concede o título de Cidadão Cearense ao Padre CAETANO MINETTE DE ILESSI.”
Art 1° - A Assembléia Legislativa do estado do Ceará, ouvindo o Plenário, concede título Honorário de CIDADÃO CEARENSE ao Padre CAETANO MINETTE DE TILESSI na forma que indica.
Na forma que indica.
Art° - A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Natural de Neder-Ockerzeel, uma cidade perto de Bruxelas, na Bélgica, Gaetan Minette de Tilesse, nascido em 07.06.1925, é SACERDOTE DIOCESANO da cidade de Fortaleza. Conhecido e amado por muitos cearenses, Pe. CAETANO MINETTE DE TILESSE, é exegeta e escritor.
Depois de ter lutado na Segunda Guerra Mundial, entrou no Mosteiro Cisterciense Trapista de Orval (Bélgica), em 11.02.1946, ali permanecendo até março de 1968 (totalizando, assim, 22 anos de silêncio e contemplação). Estudou Filosofia e Teologia no mesmo Mosteiro, mas, em 1952, foi enviado à Roma, para tirar a licenciatura em Teologia Gregoriana e, em seguida ingressou no Instituto Bíblico, onde tirou a licenciatura em Bíblia durante 11 anos.
Depois do Concílio, aprofundou-se, no Mosteiro de Orval, um estudo sério, comunitário, sobre a possibilidade de fazer uma fundação diferente, renovada, mais inserida no meio do povo. Depois de muitas reflexões, orações (um retiro de 30 dias em Paris, com Pe. Laplace, SJ) e consultas aos maiores teólogos e espirituais conhecidos, dois dos Monges de Orval (entre os quais encontrava-se o Pe. Caetano) pediram a autorização para fazer uma experiência renovada no Brasil, onde chegaram em 28.03.1968. Fizeram uma experiência de 08 meses em Salvador, acolhidos carinhosamente no Mosteiro de São Bento e trabalhando na favela de Pau Miúdo; durante este período, Pe. Caetano também ensinava a Bíblia na Universidade Católica de Salvador. Em novembro de 1968, optaram definitivamente por morar e trabalhar na cidade de Fortaleza-CE, onde decidiram pelo sofrido bairro do “Pirambú” (atualmente conhecido como “Cristo Redentor”).
Pe. Caetano é autor de várias publicações, tais como:
NA BÉLGICA: 1962 Uma revista especializada, sobre as mudanças do singular para o plural (“Tu- Vós”) no Livro do Deuteronômio. No mesmo ano lançou a Revista Clairs Regards - artigo sobre o perdão dos pecados no Novo Testamento. - 1964 Revista Ecumênica- artigo sobre o mistério do povo Judaico, ainda e sempre Povo de Deus. - 1965 Revista Ecumênica- artigo sobre a Igreja e o Mundo - 28/03/1968 Livro- O segredo Messiânico em Marcos.
NO BRASIL: 1968 Livro – A Teologia da Libertação á Luz da Renovação Carismática Livro- Eclesiologia (vol.1)- O reino de Deus Livro- Doutrina Social da Igreja (Documentos) Livro - Um Novo Seminário de Oração- Os 12 graus da Oração de
Jesus (Padres do Deserto) RBB- REVISTA BÍBLICA BRASILEIRA- Desde 1984- Revista especializada, para um estudo aprofundado da Bíblia. Alternada cada ano novo e Antigo Testamento No início publicação de 4 números anuais, atualmente são publicados dois livros anuais (um deles trazendo recensões)
O trabalho de Pe. Caetano não se resume apenas ao âmbito religioso ao Cristo Redentor (Pirambu), iniciou uma movimentada atuação junto aos moradores do lugar dando continuidade ao trabalho pioneiro iniciado por Pe. Hélio Campos, foram continuados os trabalhos com os Conselhos Comunitários, Conselhos das Zonas, Conselho Geral, Comissão de conciliação e Comissão Eleitoral. Dando-se continuidade ao trabalho foi elaborado o Estatuto do Conselho Geral Comunitário. O primeiro trabalho feito por Pe. Caetano junto com o Conselho Comunitário foi a ABERTURA DA AVENIDA DR. THEBERGE ATÉ O MAR. Antigamente havia muitos alagamentos que causavam transtorno aos moradores.
A SEU PEDIDO A PREFEITURA FEZ: o primeiro esgoto, desde a Rua Camélia até o mar - O calçamento da avenida Theberge até o mar. - O calçamento da rua Sta. Eliza. - Na Zona de Casas Novas, o calçamento da rua Sta. Eliza (800m) religava Casas Novas, que ficava numa duna intransitável e representou uma integração e uma urbanização decisiva, atingindo mais de 1000 casebres do povo. Logo que chegou o calçamento, o aspecto dos casebres mudou totalmente: começaram a fazer uma frente de tijolos, a alinhar as casas e melhorar o aspecto exterior e interior; fazer fossas sanitárias, adquirir filtros, etc. - Foi conseguida da prefeitura a construção de um chafariz na frente do centro Comunitário, para dar água potável ao povo. - Nas esquinas da rua Sta. Eliza com Vicente de Sabóia, foi feito um esgoto que acabou com a torrente de água que descia todos os invernos e derrubava as casas perto da praia - Em Casas Novas foi ampliado o colégio São Cura d’Ars, que comportava apenas 4 salas pequenas, foi ampliado e construídas 8 salas grandes e uma quadra de esportes, passando de 400 alunos para uma escola integrada de (1 a 8 serie) com mais de 1000 alunos numa das faixas mais pobres de nosso bairro. Para tanto foi conseguida verba da secretaria de educação, mas a construção foi realizada pela própria comunidade. - Na Zona de Arpoadores Pe. Caetano doou um terreno e secretaria de Educação construiu um grande colégio, inteiramente novo.
SÃO JOSÉ ARPOADORES, que hoje atende mais de 1000 alunos necessitados. - O Colégio Marvim: Também foi fruto de suas lutas e conquistas. Foi uma batalha de mais de 2 anos para conseguir as autorizações da União Federal e acordo dos donos do terreno. Hoje o colégio atende uns 3000 alunos do 1 e 2 graus. - Doou ainda outro terreno na Zona do Japão e conseguiu ainda, com a colaboração do Lions Jangada , a construção de mais um colégio de 1º. Grau Lions Jangada nesta Zona. - Em 1968 foi
inaugurada uma instituição para amparar as crianças abandonadas da comunidade. Mais de 100 crianças carentes e abandonadas foram acolhidas na instituição COMUNIDADE CRISTO REDENTOR. - A pedido de Pe. Caetano foi construída pelo Governo, uma CASA CRECHE , CASA DA CRIANÇA SEVLLA MÉDICIS. Que ampara mais de 100 crianças, desde o berçário até o pré-escolar. - O GINÁSIO CRISTO REDENTOR, com a ajuda do Rotary Clube, também foi uma conquista no campo da educação, funcionando como uma escola integrada da 1º a 8º serie, atendendo mais de 800 alunos.
A AVENIDA LESTE-OESTE (Pres. Castelo Branco) também é projeto seu. Havia um projeto para esta avenida que atingia até a avenida Pasteur e lá morria. Havia também, só na planta, sem orçamento nem prazo de realização, uma possível continuação desta avenida que iria atravessar o imenso quarteirão incluindo entre as avenidas Pasteur e Theberg, ao Leste e ao Oeste, e entre as ruas N. Sra. Das Graças e Sta. Teresinha (atual Leste-Oeste) ao Norte e ao Sul. Este projeto iria destruir uma grande parte dos casebres naquela área. Pe. Caetano, pessoalmente estudou o problema, conseguiu uma planta aerofotogramética da área, e elaborou um projeto que comunicou pessoalmente ao então prefeito Vicente Fiálho e ao Engenheiro da SUMOV, Dr. Renato, encarregado da realização da avenida. Mostrou o projeto traçado no mosaico aerofotogramético, levando o prefeito e o Engenheiro até o local, do lado da Zona do Japão e arrodeando pela Av. Francisco Sá, do lado da Colônia, atravessando as hortas, até chegar a Barra do Ceará (onde já havia 1.800m de calçamento existente). Mostrou como seria mais econômico e funcional o seu projeto e que iria prejudicar bem menos o povo, e até ajudando com a abertura de um acesso direto, fácil e rápido para o centro da cidade, para os hospitais e locais de trabalho. Eles, convencidos e empolgados com a idéia resolveram fazer e assumir o trabalho , avisando o povo que isso seria feito em atenção ao povo mais necessitado.
NA ÁREA DE COLÔNIA E ARPOADORES, havia também outro alagamento grave todos os anos. A Lagoa do mel não possuía sangradouro do lado do mar e alagava anualmente toda a área, Havia casas que ficavam durante 6ou 8 meses com 1m de água. Foram feitos numerosos projetos e Pe. Caetano conseguiu com o Gov. Tasso Jereissati, uma (GALERIA DESDE A LAGOA DO MEL ATÉ O OCEANO. Na continuidade deste trabalho , ao que parece, o Gov. Ciro Gomes decidiu realizar o projeto Sanear, começando pela nossa comunidade.
NA ZONA DE COLÔNIA, DOIS GRANDES TERRENOS: pertenciam á área desapropriada pela União Federal em 1962, no tempo de Pe. Hélio. Esses terrenos, mesmo tendo sido desapropriados, haviam sido vendidos para duas grandes firmas. Pe. Caetano pediu o atestado do domínio da União, provando que os terrenos pertenciam á área desapropriada, e, levando esse atestado, procurou os donos das firmas que comprado os terrenos. Um deles, imediatamente , cedeu o terreno para a comunidade; o outro entrou em questão. Tratando com prefeito Evandro Aires de Moura, Pe. Caetano conseguiu dele o CONJUNTO HABITACIONAL “NOSSO CHÃO”. Cuja planta baixa
foi realizada pelo próprio padre, para providenciar o maior numero possível de casas populares decentes e assim foi feito: MAIS DE 100 FAMILIAS foram amparadas e TEM SUAS CASAS PRÓPRIAS. O DECRETO DA DESAPROPRIAÇÃO DE 25.0501962 (Nº 1058) desapropriava, (além de outro que vinha da Marinha até á Av. Dr. Theberge) um terreno, ainda desocupado na época, de 525.000m², da avenida Dr. Theberge até a rua Francisco Calaça, para realização de um plano de urbanização, para desafogar o povo do Pirambu (e não continuar a invadir e construir novas barracas, o que teria piorado o problema social desta imensa favela). Este segundo terreno foi entregue á responsabilidade do Estado para a realização deste lado do Pirambu, Para este fim foi criada a COHAB CE . que começou um projeto de casas populares construídas em regime de mutirão (“ajuda mútua”) e chegou a construir 128 CASAS E O COLÉGIO HÉLIO CAMPOS. Mas esta primeira parcela demorou 4 anos (1964 a 1968) e, depois da realização a COHAB se encontrou incapaz de entregar legalmente as casas ao povo, porque o terreno do antigo Pirambu estava ainda litigioso entre os antigos donos e a União Federal. Enquanto não chegassem a um acordo, a União Federal não podia dar o titulo legal de propriedade aos moradores. A COHAB teve, portanto, de desistir de seu projeto e entregou ao centro comunitário cristo Redentor, sobre a presidência de Pe. Caetano, ele teve á incumbência de continuar, mesmo precariamente, este projeto. O Centro Comunitário Cristo Redentor LOTEOU 1.200 CASAS naquela área, efetivando com a ajuda da SUMOV, inspirando-se nos levantamentos e nas plantas já realizadas pela COHAB, alinhamento de rua, e assim possibilitar construir calçamentos e iluminação das casas e iluminação pública, etc. Tudo isso foi cadastrado e entregue ás pessoas mais necessitadas e acompanhado, caso por caso e casa por casa por uma equipe da comunidade, técnicos da SUMOV e o próprio Pe. Caetano. Quando se autorizava a construção, as medidas eram especificadas, com a obrigação de levantar pelo menos a frente de tijolos e construir um sanitário.
Pretende o presente
Fortaleza, Ce., 06 de maio de 2003.
O QUE SÃO RELÍQUIAS?
São peças preservadas para serem veneradas e, em geral, estão relacionadas á vida de um santo. No caso específico de Dom Bosco, as relíquias são a mão direita do santo e o rádio (osso do braço). Guardadas em caixas especiais, as relíquias foram colocadas no interior de uma estátua de Dom Bosco e acomodadas dentro de uma urna feita em alumínio, bronze e cristal. A passagem das relíquias de um santo é sempre um momento de crescimento espiritual e, neste caso é um fato ainda mais especial, pois as relíquias de Dom Bosco nunca saíram da Itália. É uma atitude ousada do reitor-mor. Ele acredita que, ”com Dom Bosco passando entre nós, seremos capazes de renovar nosso ardor apostólico e enfrentar os novos desafios do mundo contemporâneo”
INDUGÊNCIAS PLENÁRIAS
Aquele que visitar as relíquias de Dom Bosco e rezar diante delas um Pai Nosso, uma Ave Maria, se confessar e rezar pelas intenções do Santo Papa receberá indulgências plenárias (A remissão de todos os pecados cometidos).
NÃO PERCA! VAI PASSAR PERTINHO DE VOCÊ!
OBS: DIA 05 DE FEVEREIRO AS RELÍQUIAS ESTARÃO SENDO EXPOSTAS O DIA INTEIRO NO COLÉGIO SALESIANO DOM LUSTOSA (AV JOÃO PESSOA). E SOMENTE DIA 06 DE FEVEREIRO SERÁ LEVADA PARA A CATEDRAL DE FORTALEZA. NÃO PERCA!
fonte: portal cot