terça-feira, 12 de abril de 2011

Quaresma: Para que não se tenha mais dúvidas

O que é quaresma? 
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual.

Quando começa e quando termina a quaresma? 
De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI aprovando o Novo Calendário Romano Geral, pág. 28, o tempo da quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive – Diretório da Liturgia – CNBB) da Semana Santa.

obs: se contarmos essa data teremos mais de 40 dias, mais isso é o que menos importa pois a vivência de uma Santa Quaresma não esta na contagem dos seus dias e sim na graça do Mistério de Cristo e de sua morte e ressureição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário