sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ano Sacerdotal


“Encerra-se o Ano Sacerdotal”

Quarta-feira, 02 de junho de 2010

Celebraremos na Sexta-feira, dia 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Jornada Mundial de Orações pela santificação dos sacerdotes. Estaremos também encerrando o “Ano Sacerdotal”, que teve início no dia 19 de junho de 2009, comemorando o 150° aniversário da morte do Santo Cura de Ars, João Maria Vianney, verdadeiro exemplo de Pastor a serviço do rebanho de Cristo.
Em comunhão com o Papa Bento XVI e toda a Igreja estaremos realizando na Catedral Metropolitana dia 11 de junho de 2010 – sexta-feira, o ENCERRAMENTO DO ANO SACERDOTAL. Iniciaremos às 8 horas com todo o presbitério da Arquidiocese rezando junto a Oração de Laudes e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, os fiéis: seminaristas, religiosos e leigos farão seu momento de oração conjunta. Concluiremos com a Santa Missa concelebrada às 10 horas.
Convocamos a todos os sacerdotes diocesanos e religiosos em nossa Arquidiocese, com os fiéis religiosos e leigos representantes das comunidades, para participar deste momento tão significativo em que nos uniremos como Igreja Particular a todas as Igrejas na comunhão com o Papa para pedir ao Senhor pela santidade dos sacerdotes.
Neste sentido se orientou também o título, muito bem escolhido pelo Santo Padre para o mencionado Ano: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”, indicando a primazia absoluta da graça, “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1 João 4,19) e, ao mesmo tempo, a indispensável e sincera adesão da liberdade amante, sempre lembrando que o nome do amor, no tempo, é “fidelidade”!
E pedimos que, à tarde ou à noite, as Paróquias e Áreas Pastorais realizem também celebrações especiais neste dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, unindo todas as comunidades à oração da Igreja.
Neste Ano Sacerdotal, que se estendeu de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, desejamos fosse dinamizada a Pastoral Presbiteral como verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias.
O Ano Sacerdotal foi espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea. Do Santo Cura d’Ars, colhemos palavras iluminadas sobre a grandeza do sacerdote: “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”. Seu próprio testemunho de vida consagrada e doada continuará a ser inspirador para todos os sacerdotes.
Do Papa Bento XVI recebemos o chamado e o estímulo a frutificar as graças do Ano Sacerdotal vivido: “Para ser ministros ao serviço do Evangelho, é certamente útil o estudo com uma formação pastoral atenta e permanente, mas é ainda mais necessária a "ciência do amor", que só se aprende de "coração a coração" com Cristo. Com efeito, é Ele que nos chama a partir o pão do seu amor, para perdoar os pecados e para guiar o rebanho em seu nome.
Ano de graça e purificação, desejamos agora ver frutificar em maior santidade e doação dos sacerdotes, em grande estima e auxílio do Povo cristão aos seus pastores, de ação de graças pelos imensos dons de Deus em seus ministros.

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário