segunda-feira, 12 de março de 2012

Fé e muita emoção na 4ª Caminhada Penitencial

A procissão, promovida pela Arquidiocese de Fortaleza, representa a preparação para o início da Quaresma

Fé, gratidão e louvor marcaram a 4ª Caminhada Penitencial em Fortaleza, na manhã de ontem. Milhares de fiéis acompanharam a procissão que teve início às 7h, na Igreja da Saúde, no Mucuripe, e seguiu até a Catedral Metropolitana, onde houve uma celebração eucarística. Durante o percurso de 5,2 quilômetros, os fiéis levaram nos ombros uma grande cruz de cerca de 300 quilos, feita em madeira e com seis metros de altura e três metros de largura. A manifestação pública de fé faz parte do contexto penitencial da Quaresma.
As atividades foram promovidas pela Arquidiocese de Fortaleza e se iniciaram com uma celebração na Igreja da Saúde. No local, o monsenhor João Jorge, vigário geral da Arquidiocese, afirmou que a caminhada representa uma preparação para a Quaresma e abençoou os fiéis. Durante todo o cortejo, houve confissão de pecados, gesto que representa o perdão de Deus.

Bênção
A ameaça de chuva não intimidou os milhares de cristãos que participaram da procissão. De mãos erguidas e emocionados, eles caminharam agradecendo e pedindo a Deus novas bênçãos. O aposentado Cristiano Mendonça, de 72 anos, afirmou que o momento serve como alerta para o arrependimento dos pecados e mudança de vida. "Aqui, todos nós viemos buscar algo novo, buscar a graça de Deus e o amor ao nosso semelhante".
O padre Antônio Furtado, capelão do Centro Católico de Eucaristia do Shalom, explicou que a caminhada é inspirada na peregrinação do povo de Deus pelo deserto, como narra a Bíblia. "Representa também que, como Igreja de Cristo, devemos seguir em frente e fazer o bem".
Já o gesto de carregar a cruz, de acordo com o padre, é vista como um sinal de salvação e vitória de Cristo. O religioso acrescenta que somos chamados por Deus para levar a nossa cruz e vivermos em amor. "Estamos em um mundo onde se faz necessário focar atenção naquilo que de fato importa. Há muito vazio no coração do homem, o que prova nossa carência de Deus. A caminhada não é apenas um trajeto que percorremos, mas uma oportunidade de comunhão com nossos irmãos e de possibilidade de um coração mais perto de Cristo", enfatiza.
De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, a caminhada é uma forma de expressão externa e uma oportunidade para se fazer um caminho mais profundo no seguimento de Cristo, a partir do coração de cada pessoa.
A Caminhada Penitencial também incentiva a Campanha da Fraternidade de 2012, cujo tema é "Fraternidade e Saúde Pública" e enfatiza ainda a importância do acesso à assistência de saúde pública satisfatória para cada cidadão.
A Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC) deu apoio ao evento religioso durante todo o seu trajeto.

LÍVIA LOPESESPECIAL PARA CIDADE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário