quarta-feira, 10 de março de 2010

Processo de beatificação de Irmã Dulce



O processo de beatificação de Irmã Dulce pode dar um passo decisivo até o final do ano. Após o reconhecimento das virtudes heróicas da Serva de Deus Dulce Lopes Pontes, e a concessão oficial do título de Venerável à religiosa, em abril de 2009, o processo entrou na última etapa onde é preciso a confirmação de um milagre por intercessão de Irmã Dulce.

Atualmente, o Memorial Irmã Dulce guarda mais de cinco mil cartas e depoimentos de curas que os devotos acreditam milagrosas e operadas por sua intercessão. Uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício e seu caráter ‘preternatural’ (não explicado pela ciência). E a comprovação do milagre é feita em três etapas: uma reunião com teólogos, com peritos médicos (que dão o aval científico) e, finalmente, a aprovação final do colégio cardinalício.

A expectativa é que até o final de 2010 esta fase esteja concluída e os fiéis possam aguardar o anúncio da beatificação.

A religiosa, conhecida como o "Anjo Bom do Brasil", dedicou-se integralmente aos pobres e necessitados. Entre as diversas obras fundadas por ela, estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos.

Semana de Irmã Dulce

Realizada anualmente desde 1993, em Salvador (BA), a Semana de Irmã Dulce iniciou nesta segunda-feira, 8, e reúne até o sábado, 13, os fiéis e admiradores da religiosa que se revezarão em orações para que a beatificação da freira seja anunciada o mais breve possível pelo Vaticano.

O ponto alto da Semana será a Missa do sábado, às 9h, pela passagem dos 18 anos de falecimento da freira, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, futuro Santuário de Irmã Dulce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário