sexta-feira, 25 de março de 2011

Solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria

Parece-me cada vez mais dificil para muitos de nós membros de comunidades e grupos de oração por conta de nossas muitas reuniões e compromissos seguirmos a risca os mandamentos da lei de Deus, hoje é dia de cumprir o 3º. Alguém lembra? Guardar domingos e festas de guarda. (Shabatt, Sábado, no original, significa 'descanso". O dia de descanso do cristão é o Domingo, substituindo o Sétimo Dia dos hebreus, como atesta Justino, mártir, no século II d.C.) segue abaixo postagem do blog da liturgia de Cristo Redentor:
 
A Solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal. Este fato, fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, e por isso Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse ontem o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade. São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que esta sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave Maria(Lc 1,28a) (a expressão “Ave”, ou em algumas versões bíblicas “Salve”, pode-se entender por “Alegra-te”). A Virgem Maria disse sim, demonstrando toda confiança no Senhor Deus e se fez Instrumento Divino nos acontecimentos proféticos. Com o "sim" de Maria, ela aceitou a dignamente a honra de ser mãe do Filho de Deus, mas ao mesmo tempo também aceitou os sofrimentos, os sacrifícios que estavam ligados a esse sim.

Esta solenidade tem precedência em relação ao tempo da quaresma, deixado de ser celebrada em sua data(25), somente quando ocorre em domingo da quaresma, semana santa, ou tríduo pascal com sua oitava. Passando a ser celebrada no primeiro dia livre. Além desta Solenidade, goza de precedência sobre as férias(dias de semana) da quaresma, com as mesmas normas, a Solenidade de São José, Padroeiro da Igreja Universal.

EM NOSSA PARÓQUIA
quinta, 24 de março
Matriz de Cristo Redentor
19h - Celebração Eucarística
I Vésperas da Solenidade - Pe. Helton, NJ.
sexta, 25 de março
Capela Nossa Senhora Aparecida
06h - Celebração Eucarística - Pe. Helton, NJ.
Matriz de Cristo Redentor
19h - Solene Celebração Eucarística - Pe. Lauro, NJ.

fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário