sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Grupo de Acólitos São Tarcísio 22 anos

No sábado, dia 10, os nossos jovens coroinhas estarão em festa  pela passagem dos vinte e dois anos de fundação do GAST. A Celebração Eucarística será na segunda, dia 12, festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Capela de Nossa Senhora Aparecida com Adoração ao Santíssimo às 18h e Missa às 19h.
O Grupo de Acólitos São Tarcisio foi fundado em nossa paróquia no dia 10 de dezembro de 1989, consideramos aqui a data que pela primeira vez se ajudava na missa como coroinhas.
Os coroinhas nasceram dentro da equipe de liturgia infantil atuante nas celebrações de domingo, onde elas celebravam verdadeiramente a Eucaristia de maneira ativa seja no canto, leitura, comentário ou dramatizações.
Na época após a “missa das crianças” aconteciam os batizados e sempre ficava um ou outro da liturgia infantil para ajudar o padre na celebração, o sacerdote responsável pela missa do domingo e dos batismos era o padre Marcos, que logo deu abertura para ajudarmos também na missa, em uma semana foram feitas as túnicas e no domingo, 10 de dezembro de 1989 estávamos servindo o altar do Senhor pela primeira vez.
Foi uma mistura de nervosismo e alegria, mas, estávamos realizando um sonho que na época achávamos ser somente nosso, mas que hoje entendemos ter sido um grande passo, inclusive para a implantação da própria pastoral litúrgica paroquial que nesse tempo era inexistente, com leituras e ministérios litúrgicos assumidos de maneira voluntaria e sem a devida preparação.
Depois de algum tempo servindo nas missas das crianças, o entusiasmo e o desejo do algo mais enchia o coração dos primeiros que timidamente começaram a exercer o “ministério” também nas missas da semana, no começo houve certa resistência do pároco, Padre Caetano Minette de Tillesse, INJ., que acostumado a fazer o serviço do altar sozinho não achava necessário os “mini-padres” que poderiam intimidar as crianças que rodeavam o altar.
O costume era as crianças em todas as missas rodearem o altar dando o sentido de estarem todos ao redor da mesa sagrada, com o passar do tempo o próprio padre entendeu que os coroinhas vieram para somar e suprir uma necessidade da própria celebração e como Jesus foi escolhendo os que ele quis, acontecia que na missa, o padre sempre atento, ao ver na assembléia alguma criança que achava a vocação ao serviço do altar ele nos avisava e pedia para “treinar”.
Padre Caetano sempre avançou, dizer que ele foi à frente de seu tempo e pouco, muito pouco na verdade ele atendeu a profecia de Deus para o nosso hoje. Foi pioneiro pedindo que fosse entrando em nosso grupo também algumas meninas que, naquele tempo era complicado vê-las no altar. Grande profeta, quem diria que hoje elas acolitam em diversas celebrações inclusive com o Santo Padre.
Neste breve histórico, não poderia faltar este agradecimento especial ao nosso querido pai e profeta: Pai de toda uma geração, de toda uma comunidade viva; Profeta de um povo novo, olhar que foi a frente, e que enxergou primeiro o que Deus queria.
Obrigado padre Caetano, pelo suor e sangue derramados que fecundaram o chão que pisamos hoje, obrigado por sua profecia que nunca vai passar. Esta festividade de comemoração por nossas duas décadas seja nossa declaração de gratidão a Deus pela sua vida como Pai e Pastor. 

fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário