terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Que Bíblia adquirir?

Esta formação se destina a pessoas que estão se iniciando na leitura ou no estudo da bíblia. Para elas propomos algumas perguntas que sempre nos fazem. Cremos que elas refletem muitas das dúvidas que as pessoas tem quando desejam iniciar uma caminhada na Bíblia.
1-Como escolher uma Bíblia católica?

Quem trabalha com pastoral sempre ouve perguntas do tipo : Qual a melhor bíblia católica? Qual a mais fácil de ler e entender? Qual a melhor bíblia para se usar num círculo bíblico? Que bíblia devo comprar? Não se espante com sua dívida. Elas são muito comuns. É que há, hoje, tantas e tão diferentes edições da bíblia, sejam católicas ou não, que dúvidas, na hora de comprar ou se adotar uma edição da bíblia para um grupo, são normais. Mas propomos alguns passos para a decisão.
PRIMEIRO PASSO:

Como reconhecer se uma bíblia é mesmo católica, ou possui todos os livros adotados por nossa igreja?

Há bíblias editadas por muitas denominações, editoras e instituições cristãs. Mas nem todas possuem todos os livros bíblicos adotados pela igreja católica. A bíblia católica tem mais sete ( 7 ) livros que as edições de igrejas protestantes. Por que isto? Sempre houve muitas discussões sobre quais livros que se liam entre os judeus eram realmente inspirados por Deus. Isto continuou com os cristãos.
Por que isto?

Porque quando surgiram os judeus-cristãos, no início do cristianismo, as autoridades judaicas, após a destruição do Templo de Jerusalém pelos romanos, e com o crescimento do grupo cristianizado, resolveram discutir esta questão em Jamnnia, por volta dos anos 90-100 da nossa era.Eles estabeleceram critérios para dizer se um livro era inspirado ou não por Deus. Estes critérios, é claro, excluíram cartas e escritos de judeus cristianizados ( como São Paulo ), evangelhos etc.
Os critérios, entre outros, excluíam os livros escritos em grego, língua na qual os cristãos divulgavam suas cartas e evangelhos, e a versão grega dos escritos judaicos utilizada por cristãos. Daí nasceu um chamado “canom” judaico, que é a lista de livros autorizados e reconhecidos como inspirados pelos judeus. Isto aumentou o afastamento entre judeus estritos e judeus cristianizados, como Paulo e tantos outros, que já usavam uma versão em grego dos livros hebraicos, conhecida como tradução dos Setenta, realizada em Alexandria, por volta do ano 250 antes de nossa era, que é a maior fonte das citações de textos do Antigo Testamento no Novo Testamento.
A tradução dos Setenta era muito usada também por judeus da diáspora, que estavam fora da Palestina. É que eles falavam o grego, e quase já não usavam o hebraico no tempo de Jesus. A tradução dos Setenta continha livros que não foram aceitos no canom de Jamnia.

Vários concílios ( reuniões de bispos e dirigentes ) cristãos discutiram este tema: quais livros deveriam ser aceitos pela igreja, reconhecidos como de inspiração divina. Quando houve a reforma de Lutero, no século XVI, ele optou por rechaçar os livros que não foram aceitos pelos judeus em Jamnia, colocando-os ao fim dos livros do canom judaico, mas reconhecendo-os como livros de valor espiritual. Estes livros são chamados de deuterocanônicos ( segundo canom) por católicos ou de apócrifos por setores protestantes.
Estes sete livros são:

1° Livro dos Macabeus ( canom da Setenta)
2° Livro dos Macabeus ( canom da Setenta)
Tobias ( canom da Setenta )
Judite ( canom da Setenta )
Sabedoria ( canom da Setenta )
Baruc ( canom da Setenta )
Eclesiástico ou Sirácida ( canom da Setenta, em parte segundo alguns )

Também na versão da Setenta havia trechos agregados ao livro de Daniel e de Ester.
A bíblia católica acabou aceitando sete livros a mais que o canom judaico, e alguns acréscimos de Daniel e Ester.

Conclusão: uma bíblia segundo o canom católico possui estes livros: Tobias, Judite, Baruc, Sabedoria, Sirácida ( ou Eclesiástico), e 1° e 2° de Macabeus.

Fácil, não? Se tiver estes livros é uma bíblia católica!

Elas também possuem o IMPRIMATUR, que é uma declaração de um bispo católico dizendo que a bíblia está conforme o canom de nossa igreja.

seguiremos depois com o 2º e ultimo passo.

Marco Antônio
Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém e acadêmico da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário